Sangue Azul - Cap. 9: 9 Pág. 83 / 287

Mr. e Mrs. Musgrove, quer por falta de visão, quer por depositarem inteira confiança na discrição de ambas as suas filhas, e em todos os jovens que conviviam com elas, pareciam deixar todas as coisas seguir o seu rumo. Não havia o mínimo indício de apreensão ou qualquer comentário a respeito delas, na Casa Grande; já o mesmo não acontecia no chalé: aqui, o jovem casal tinha mais tendência para especular e sentir curiosidade. O capitão Wentworth não tinha estado mais de quatro ou cinco vezes na companhia das irmãs Musgrove, e Charles Hayrer mal acabara de reaparecer, quando Anne teve de ouvir as opiniões do cunhado e da irmã sobre qual delas era a mais estimada. Charles opinou por Louisa e Mary por Henrietta, mas concordando inteiramente em que, casasse ele com uma ou com outra, seria extremamente delicioso.

Charles «nunca conhecera um homem mais agradável na sua vida, e pelo que ele ouvira, uma vez, o próprio capitão Wentworth dizer, tinha a certeza de que não ganhara menos de vinte mil libras com a guerra. Ali estava uma fortuna rápida - além de haver ainda que contar com o que poderia ser ganho em qualquer guerra futura. E ele estava certo de que o capitão Wentworth era um homem tão capaz de se distinguir como qualquer outro oficial da Armada. Oh, seria um casamento excelente para qualquer das suas irmãs».

- Sem dúvida que seria - respondeu Mary. - Meu Deus! Se ele ascendesse a qualquer elevada distinção! Se fosse feito baronete! «Lady Wentworth» soa muito bem. Seria, realmente, uma coisa nobre para a Henrietta! Ficaria com precedência sobre mim, e isso não lhe desagradaria. Sir Frederick e Lady Wentworth! Claro que não passaria de um título novo, e eu nunca tenho em grande conta os vossos títulos novos.

Convinha mais a Mary pensar que Henrietta seria a preferida, precisamente por causa de Charles Hayter, a cujas pretensões desejava ver posto um fim.





Os capítulos deste livro