2 Embora Charles e Mary tivessem permanecido em Lyme muito mais tempo, depois da chegada de Mr. e Mrs. Musgrove, do que Anne calculara que pudesse ter sido necessário, foram mesmo assim os primeiros da família a regressar a casa, e na primeira ocasião possível, após a sua volta a Uppercross, foram ao Pavilhão. Tinham deixado Louisa já a começar a sentar-se, mas a sua cabeça, apesar de lúcida, estava extremamente fraca e os seus nervos de uma sensibilidade extrema. E embora, de modo geral, pudesse declarar-se que estava a ir muito bem, continuava a ser impossível dizer quando estaria em condições de suportar uma remoção para casa. O pai e a mãe, que precisavam de regressar a tempo de receber os filhos mais novos para as férias do Natal, não tinham praticamente esperança de a poderem trazer com eles.
Tinham estado todos juntos em alojamentos alugados. Mrs.
Musgrove saíra o mais que pudera com os filhos de Mrs. Harville e Uppercross fornecera todas as provisões possíveis para aliviar os inconvenientes causados aos Harville, enquanto estes, pelo seu lado, tinham querido que eles lá fossem jantar todas as noites em resumo, parecia ter havido uma disputa entre ambos os lados para ver qual se mostrava mais generoso e hospitaleiro.
Mary tivera os seus maus momentos, mas de modo geral, como o facto de ter ficado tanto tempo tornava evidente, encontrara mais motivos para se comprazer do que para sofrer. Charles Hayter estivera em Lyme com mais frequência do que ela gostaria, e quando jantavam com os Harville havia apenas uma criada para servir e, ao princípio, Mrs. Harville dera sempre precedência a Mrs. Musgrove. Mas depois desculpara-se de uma maneira tão bonita, quando descobrira de quem ela era filha, e tinham acontecido