Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 8: Capítulo 8

Página 128
Estes felinos não eram os que tinha tirado do buque: esses, duas gatas, haviam morrido há muito tempo, tendo sido enterradas com as minhas próprias mãos perto da casa; mas, uma delas, tendo-se cruzado com não sei que raça de animal, tivera alguns filhos, dos quais conservei dois; os outros escaparam-se para o bosque e tornaram-se selvagens; mesmo assim chegaram a ser-me muito incómodos, pois roubavam-me as provisões de tal modo que me vi obrigado a matá-los.

Com esta companhia vivia na maior abundância, sem desejar nada a não ser um pouco mais de sociedade; bem depressa, porém, achei que a tinha em excesso.

Sentia-me impaciente, como já disse, por ter a canoa perto de mim, mas não queria expor-me mais aos perigos de uma navegação. Algumas vezes pensava nos meios de a conduzir costeando a ilha, e outras vezes resignava-me a passar sem ela; mas sentia um desejo violento de ver a parte da ilha onde na minha última excursão subira a uma colina a fim de reconhecer a costa e as correntes. Este desejo crescia de dia para dia e, por fim, resolvi empreender a viagem por terra, acompanhando a margem. Meti-me, portanto, a caminho. Quem tivesse encontrado em Inglaterra uma figura como a minha, ter-se-ia assustado ou rido à grande. Muitas vezes, detendo-me para me olhar, não podia deixar de rir ao pensar em como chocaria as pessoas se atravessasse o condado de Iorque com o trajo que envergava.

Pode ficar-se com uma ideia dele pelo esboço seguinte: levava um gorro imenso e disforme feito de pele de lama, e provido de outra pele que caía sobre o pescoço e os ombros, a fim de preservar-me do sol e impedir que a água penetrasse por baixo dos fatos, porque nada havia de mais perigoso naquelas paragens. Trazia uma espécie de jaquetão, também de lama, que me chegava até meio da coxa, e umas calças abertas até aos joelhos, para as quais a pele de um macho velho me havia fornecido o tecido; o pêlo era tão comprido que descia como umas calças até às barrigas das pernas. Precisava de meias e de sapatos, mas fizera um par de uma coisa cujo nome não posso dizer por o ignorar, bastante parecida com botins, que me cobriam as pernas e se atavam pelos lados, como as polainas; por outro lado eram, como todo o resto do meu trajo, de uma forma muito rústica.

<< Página Anterior

pág. 128 (Capítulo 8)

Página Seguinte >>

Capa do livro Robinson Crusoe
Páginas: 241
Página atual: 128

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 30
Capítulo 3 41
Capítulo 4 53
Capítulo 5 63
Capítulo 6 78
Capítulo 7 91
Capítulo 8 112
Capítulo 9 133
Capítulo 10 167
Capítulo 11 197
Capítulo 12 236