Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: Capítulo 2

Página 20
Mas não lhe apetecia continuar... na verdade, não podia. Tocou com os dedos no dinheiro da algibeira, sem o fazer tilintar, não fosse o jovem ouvir. Dois pence e meio. Não haveria tabaco em todo o dia seguinte. Doíam-lhe os ossos.

Acendeu-se uma luz no Príncipe de Gales. Deviam estar a lavar o bar. O ancião de nariz de morango lia um romance de Edgar Wallace da caixa de dois pence. Um «eléctrico» zunia à distância. No apartamento de cima Mr. McKechnie, que raramente descia à livraria, dormitava diante do calorífero de gás, de cabelo e barba brancos, com a caixinha de rapé ao seu alcance, diante do volume in-fólio encadernado de Viagens ao Levante, de Middleton.

O jovem magro apercebeu-se' de repente de que estava só e ergueu os olhos com ar culposo. Era um habitué de livrarias, mas nunca se demorava numa mais de dez minutos. Uma fome apaixonada de livros e o receio de se tornar incomodativo achavam-se constantemente em guerra no seu íntimo.

Após dez minutos num estabelecimento, começava a impacientar-se, sentir-se de trop e bater em retirada; depois de comprar qualquer coisa sob o efeito do nervosismo. Sem proferir palavra, pegou no exemplar dos poemas de Lawrence e, em movimentos embaraçados, extraiu três florins da algibeira. Ao entregá-los a Gordon, deixou cair um. Inclinaram-se ambos simultaneamente para o recolher e as cabeças colidiram. O jovem retrocedeu um passo, corando levemente.

- Deixe-me embrulhar o livro - disse Gordon.

No entanto, o outro abanou a cabeça - tartamudeava com tanta insistência que nunca falava, se o podia evitar... Colocou o livro debaixo do braço e saiu com ar de quem acabava de cometer um acto reprovável.

Gordon ficou só, pelo que voltou a aproximar-se da porta. O ancião de nariz de morango olhou por cima do ombro, avistou-o e afastou-se, frustrado. Estivera na iminência de enfiar o Edgar Wallace no bolso. O relógio no topo do Príncipe de Gales badalou as três e um quarto.

Ding Dong! Três e um quarto.

<< Página Anterior

pág. 20 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Vil Metal
Páginas: 257
Página atual: 20

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 2
Capítulo 3 22
Capítulo 4 38
Capítulo 5 66
Capítulo 6 85
Capítulo 7 109
Capítulo 8 129
Capítulo 9 159
Capítulo 10 185
Capítulo 11 212
Capítulo 12 231
Capítulo 13 251