Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: Capítulo 2

Página 2

O relógio bateu as duas e meia. No pequeno gabinete das traseiras da livraria de Mr. McKechnie, Gordon Comstock, último membro da família Comstock, de vinte' e nove anos e já algo carcomido pelo tempo- reclinava-se indolentemente na secretária e abria e fechava com o polegar um maço de Plever's Weights de quatro pence.

O ding-dong de outro relógio, mais remoto - do Príncipe de Gales, no lado oposto da rua - ondulou na atmosfera estagnada. Gordon fez um esforço, endireitou-se e guardou o maço de tabaco na algibeira interior do casaco. Ansiava por fumar. No entanto, restavam-lhe apenas quatro cigarros. Era quarta-feira e não teria dinheiro até sexta. Seria horrível estar sem tabaco naquela noite e todo o dia seguinte.

Aborrecido antecipadamente pelas horas sem fumo de um dia inteiro, levantou-se e encaminhou-se para ai porta - um vulto pequeno e frágil, de ossos delicados e movimentos penosos. O casaco estava coçado no cotovelo da manga direita e faltava o botão do meio, enquanto as calças de flanela de pronto-a-vestir apresentavam nódoas e achavam-se amarrotadas. Mesmo sem uma observação de perto, notava-se que os sapatos careciam de conserto.

As moedas tilintaram na algibeira das calças no momento em que ele se pôs de pé. Sabia a quantia exacta que possuía. Cinco pence e meio - dois pence e meio e um Joey. Fez uma pausa, puxou da mísera moeda de três pence e olhou-a. Uma coisa; desagradável e inútil! E fora parvo em a aceitar! Tinha sido no dia anterior, quando comprara cigarros. «Não se importa que lhe dê de troco uma moeda de três pence, pois não?», gorjeara a cabra da empregada. E é claro que ele não a recusara. «De modo algum!», respondera, como um imbecil chapado!

O coração contraiu-se-lhe ao pensar que os cinco pence e meio constituíam toda a sua fortuna, três dos quais nem sequer podia gastar. Com efeito, como se pode comprar alguma coisa com uma moeda de três pence? Na realidade, não é uma moeda, mas a resposta a um enigma. Uma pessoa faz figura ridícula quando a tira da algibeira, a menos que esteja entre um

<< Página Anterior

pág. 2 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Vil Metal
Páginas: 257
Página atual: 2

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 2
Capítulo 3 22
Capítulo 4 38
Capítulo 5 66
Capítulo 6 85
Capítulo 7 109
Capítulo 8 129
Capítulo 9 159
Capítulo 10 185
Capítulo 11 212
Capítulo 12 231
Capítulo 13 251