As memórias de Sherlock Holmes - Cap. 5: O Ritual de Musgrave Pág. 121 / 274

O crepúsculo findava e a Lua brilhava intensamente antes de eu conseguir concluir a minha narrativa.

«- E porque foi então que Carlos II não conseguiu reaver a sua coroa quando regressou?» - perguntou Musgrave, colocando a relíquia no saco.

«- Ah! Está a pôr o dedo no ponto que possivelmente não poderemos nunca esclarecer. É provável que o Musgrave que era detentor do segredo tenha morrido no intervalo e deixado por descuido este regulamento ao descendente sem lhe explicar o significado. Desde essa época até hoje tem sido transmitido de pai para filho, até que chegou ao alcance de um homem que lhe desvendou o segredo e morreu na aventura.»

» Esta é a história do Ritual Musgrave, Watson. Eles têm agora a coroa em Hurlstone - embora tivessem encontrado certa dificuldade legal e devessem pagar uma soma considerável antes que lhes fosse permitido conservá-la. Estou certo de que, se mencionar o meu nome, eles terão o maior prazer em lha mostrar. Da mulher nada mais se soube, é provável que saísse de Inglaterra e levasse a recordação do seu crime para além-mares.»





Os capítulos deste livro