JOHN FERRIER
Originalmente de Salt Lake City,
Morreu no dia 4 de Agosto de 1860
O velho resoluto, que deixara há tão pouco tempo, morrera, e aquele era o seu epitáfio. Jefferson Hope lançou olhares desvairados em redor para ver se havia uma segunda campa, mas não havia vestígios de outra. Lucy fora levada pelos seus terríveis perseguidores para seguir o seu primeiro destino, passando a fazer parte do harém do filho do ancião. Quando o rapaz tomou consciência da certeza da sorte da rapariga e da sua impotência para a evitar, desejou também repousar com o velho rendeiro na sepultura silenciosa.
Todavia, uma vez mais o espírito activo sacudiu a apatia que nasce do desespero. Se não lhe restava mais nada, pelo menos podia dedicar a vida à vingança. Com uma paciência e perseverança indómitas, Jefferson Hope possuía igualmente um espírito vingativo constante, que devia ter aprendido com os índios com quem vivera. Enquanto estava perto da fogueira solitária, compreendeu que a única coisa que podia aliviar a sua dor era a desforra total, executada pelas suas próprias mãos nos seus inimigos. Decidiu que a sua força de vontade e energia deveriam dedicar-se, constantemente, apenas a esse fim. Com o rosto pálido e taciturno, retrocedeu até ao local onde deixara cair os víveres e, tendo espevitado a fogueira, cozinhou o suficiente para alguns dias. Meteu isto numa trouxa e, apesar de cansado, resolveu regressar a pé, no encalço dos Anjos Vingadores, através das montanhas.
Durante cinco dias seguiu penosamente, com os pés doridos, através de desfiladeiros que já atravessara a cavalo. À noite deitava-se no meio dos rochedos e conseguia arranjar tempo para dormir algumas horas; mas sempre antes da aurora já se tinha feito ao caminho. No sexto dia chegou ao Canyon da Águia, donde tinham iniciado a fuga fatal. De lá podia ver a terra dos Santos. Exausto, apoiou-se na carabina e sacudiu com fúria a mão magra na direcção da cidade silenciosa que se estendia aos seus pés. Enquanto olhava para ela, reparou que havia bandeiras nalgumas ruas principais e outros sinais de festividade.