Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 7: Capítulo 7

Página 92

Enquanto o trigo crescia, fiz uma descoberta, que me foi depois de grande utilidade. Assim que as chuvas passaram e o tempo começou a ser bom, lá para o mês de Novembro, efectuei uma visita à minha casa de Verão. Após uma ausência de vários meses, encontrei tudo na mesma. Não só a paliçada dupla que eu formara se encontrava em bom estado, como as estacas que tinha cortado de algumas árvores próximas haviam deitado largas ramagens, como se se tratasse de salgueiros podados de novo. Ignoro o nome das árvores de onde tinha cortado as estacas. Surpreendido e encantado por ver a rapidez com que aquelas jovens árvores tinham ,crescido, podei-as o melhor que me foi possível. E difícil dar ideia da sua beleza ao fim de três anos: embora o novo cercado tivesse coisa de vinte e cinco varas de diâmetro, aquelas árvores, pois já podia dar-lhes esse nome, depressa formaram uma sombra suficientemente espessa para nela me abrigar durante as épocas do calor.

Isto decidiu-me a cortar outras estacas para formar uma fileira em semicírculo ao redor da minha primeira casa. Executei logo este projecto, plantando à distância de oito varas da antiga paliçada numa fila dupla de estacas, que rapidamente chegaram a árvores, e formaram uma espécie de tecto de folhagem para a casa, servindo-me também de defesa, como se verá a seu tempo e lugar.

Notei então que as estações do ano se podiam dividir, não em Inverno e Verão, como na Europa, mas em estações húmidas e secas.

De meados de Fevereiro a meados de Abril: chuva, estando o Sol no equinócio ou muito próximo.

De meados de Abril a meados de Agosto: tempo seco, estando o Sol para norte da linha.

De meados de Agosto a meados de Outubro: chuva, voltando o Sol a aproximar-se do equinócio.

De meados de Outubro a meados de Fevereiro: tempo seco, estando o Sol para sul da linha.

<< Página Anterior

pág. 92 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro Robinson Crusoe
Páginas: 241
Página atual: 92

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 30
Capítulo 3 41
Capítulo 4 53
Capítulo 5 63
Capítulo 6 78
Capítulo 7 91
Capítulo 8 112
Capítulo 9 133
Capítulo 10 167
Capítulo 11 197
Capítulo 12 236