Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: Capítulo 3 – A Tragédia de Birlstone

Página 21

A casa senhorial, com os seus inúmeros torreões e as suas minúsculas janelas de Vidraças em forma de losangos, ainda conserva o estilo que o primeiro construtor lhe dera, no princípio do século dezassete.

Dos dois fossos circundantes, que tinham protegido e aproveitado para servir modestamente como horta, o interno era ainda conservado, rodeando a casa, e media cerca de 13 metros de largura, embora tivesse agora apenas meio metro de profundidade. Era servido por um pequeno regato que não lhe dava a aparência de estagnado ou insalubre. As janelas do rés-do-chão elevavam-se a quarenta centímetros da superfície da água. O acesso à casa era feito exclusivamente através de uma ponte levadiça, cujas correntes se encontravam quebradas e cobertas de ferrugem até que os últimos inquilinos da mansão consertaram tudo, com grande zelo, e a ponte levadiça não só estava em condições de funcionar, como eira baixada todas as manhãs e erguida todas as noites. Deste modo, renovando o costume da velha época feudal, a casa senhorial convertia-se, durante a noite, numa ilha.

A casa estava desabitada e ameaçava desfazer-se em ruínas, quando os Douglas decidiram habitá-la. Resumia-se esta família apenas a duas pessoas: John Douglas e sua mulher. Douglas era um homem singular. Contando cerca de cinquenta anos, possuía um rosto enérgico, maxilares salientes, bigode grisalho, olhos verdes extraordinariamente penetrantes e um corpo musculoso, cheio de vigor, que nada perdera da actividade da juventude.

Alegre e cordial para com todos, mostrava-se às vezes extemporâneo nas suas maneiras, o que deva a impressão de ter sido criado num nível social infinitamente inferior ao da sociedade do condado de Sussex.

<< Página Anterior

pág. 21 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Vale do Terror
Páginas: 172
Página atual: 21

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PRIMEIRA PARTE - A TRAGÉDIA DE BIRLSTONE - Capítulo 1 – O Aviso 1
Capítulo 2 – Sherlock Holmes Discorre 11
Capítulo 3 – A Tragédia de Birlstone 20
Capítulo 4 – A Treva 31
Capítulo 5 – A Personagem do Drama 43
Capítulo 6 – Uma Réstia de Luz 56
Capítulo 7 – A Solução 71
SEGUNDA PARTE - OS VINGADORES - Capítulo 1 – O Homem 88
Capítulo 2 – O Grão-Mestre 95
Capítulo 3 – Loja 341, Vale Vermissa 109
Capítulo 4 – O Vale do Terror 127
Capítulo 5 – O Inverno Negro 139
Capítulo 6 – Perigo 149
Capítulo 7 – Birdy Edwards Cai na Armadilha 160
Epílogo 170