Robinson Crusoe - Cap. 8: Capítulo 8 Pág. 115 / 241

Mesmo assim, tinha-a economizado muito, contentando-me durante mais de um ano apenas com uma por dia; e ainda me vi forçado a passar cerca de outro ano antes de poder fazer pão do meu grão; era este um bem incalculável concedido pelo céu, pois aquele fora conservado de uma maneira prodigiosa.

Os meus fatos também se começaram a esfarrapar. Passado algum tempo, acabou-se o pano, ficando-me apenas algumas camisas ordinárias que tinha encontrado nas arcas dos marinheiros, as quais conservava cuidadosamente, porque me sucedia, com frequência, não poder suportar outros fatos, e era para mim um grande bem possuir cerca de três dúzias daquelas camisas.

Também tinha salvo alguns capotes grossos de marinheiro; mas não podia usá-los porque me aqueciam excessivamente. Apesar de os calores serem tão fortes que não necessitava de vestuário, não podia, mesmo assim, andar completamente nu, embora estivesse sozinho.

E ainda que sentisse desejos de andar despido, não teria podido suportar tão bem o ardor do clima como vestido. No primeiro caso, os raios solares faziam-me empolas na pele até que, envergando a camisa, o ar que a movia circulava por baixo, e o calor parecia-me muito menor. Tão-pouco podia habituar-me a sair sem chapéu ou gorro. O sol era tão abrasador naquelas paragens que os seus raios, caindo a prumo sobre a minha cabeça: me causavam fortes enxaquecas quando andava com ela descoberta; assim que punha o chapéu, elas passavam.

Julguei oportuno por todas estas razões pôr em ordem todos os meus trapos, como chamava ao vestuário. Tinha já esfarrapado a casaca, e era preciso tratar de fazer uma espécie de jaqueta com os capotes e alguns outros tecidos que possuía. Comecei, pois, a cortar o pano ou, melhor dizendo, a fazê-lo em pedaços de uma maneira lamentável. Por último, cheguei a fazer duas jaquetas que, assim o esperava, durariam muito tempo. Quanto a calças e ceroulas, não passei de tentativas inúteis.

Deixei já dito que guardava as peles de todos os animais que matava e que as estendia ao sol; algumas chegaram a pôr-se tão duras e secas que não me puderam servir; mas. outras foram-me muito úteis.





Os capítulos deste livro