Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: Capítulo 1

Página 24
A seguir, tornando a pegar na primeira que havia carregado, apontei à cabeça do animal mas, como ele estava deitado de forma que uma das patas lhe cobria o focinho, as balas foram parar ao lado do joelho e quebraram-lhe o osso da pata. Levantou-se de imediato; sentindo, porém, a pata partida, caiu, e tornou a levantar-se rugindo de um modo espantoso. Um pouco surpreendido por não lhe ter acertado na cabeça, peguei imediatamente na segunda escopeta, e embora o animal começasse a mover-se para fugir, atirei-lhe outra vez, em cheio, na cabeça. Então tive o prazer de vê-lo cair quase sem vida, lutando com a agonia. Ao ver isto, Xuri recuperou a coragem e rogou-me que o deixasse ir a terra. Como lho permiti arrojou-se à água sem titubear, levando numa mão uma pequena escopeta, e nadando com a outra; chegou à margem, acercou-se do animal e, disparando à queima-roupa, matou-o instantaneamente.

Aquela caça era uma diversão para nós, mas não aumentou as nossas provisões; lastimava ter perdido três cargas de pólvora e chumbo por causa de um animal que não podia servir-nos para nada. Xuri quis pedir-me uma coisa: veio a bordo e suplicou-me que lhe desse o machado. Perguntei-lhe o que pretendia fazer.

- Cortar-lhe a cabeça - respondeu-me.

Mas tal empresa era superior às suas forças, e contentou-se em cortar-lhe uma pata monstruosamente grande e em trazer-ma.

Depois calculei que a pele do leão poderia ter algum valor e resolvi esfolá-lo, se pudesse. Metemos logo mãos à obra. Xuri foi o meu mestre naquele trabalho, porque eu não sabia como fazê-lo. Uma tal operação ocupou-nos o dia inteiro mas, por fim, conseguimos tirar a pele e estendemo-la sobre o nosso camarote, onde o sol a secou em dois dias; depois serviu para eu me deitar em cima.

Abandonando aquele lugar, fizemo-nos à vela em direcção ao sul durante dez ou doze dias, economizando as provisões, que começavam a escassear, e só descendo a terra para ir buscar água. O meu propósito era então dirigir-me para o Senegal, isto é, chegar às alturas de Cabo Verde, onde esperava encontrar algum buque europeu.

<< Página Anterior

pág. 24 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro Robinson Crusoe
Páginas: 241
Página atual: 24

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 30
Capítulo 3 41
Capítulo 4 53
Capítulo 5 63
Capítulo 6 78
Capítulo 7 91
Capítulo 8 112
Capítulo 9 133
Capítulo 10 167
Capítulo 11 197
Capítulo 12 236