Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: Capítulo 5

Página 65

2 de Novembro. - Coloquei perto de mim todas as caixas, tábuas e pedaços de madeira, e fiz uma espécie de muralha dentro do semicírculo que tinha traçado para a fortaleza.

3 de Novembro. - Saí com a escopeta e matei duas aves, parecidas com os patos, que muito me agradaram. Ao meio-dia iniciei o trabalho para fazer uma mesa.

4 de Novembro. - Neste dia comecei a regular as minhas horas de trabalho, de saída, de descanso e de recreio. Todas as manhãs, quando chovia, gastava na caça duas ou três horas; a seguir punha-me a trabalhar até perto das onze, depois do que comia o que encontrava. Ao meio-dia deitava-me a dormir a sesta até às duas, porque fazia então um calor tremendo. Por fim, voltava ao trabalho à tardinha. Neste dia e nos seguintes dediquei-me a construir a mesa, porque não passava de um simples operário, ainda que depois o tempo e a necessidade me hajam tornado um excelente mestre, como teria acontecido a qualquer um que se encontrasse no meu lugar.

5 de Novembro. - Saí com a escopeta e o cão, e matei um gato-montês; a pele era muito fina mas a sua carne não valia nada. Arrancava sempre a pele aos animais que caçava, e conservava-a. Ao percorrer a costa vi muitas aves aquáticas desconhecidas para mim; mas fiquei surpreendido e quase assustado quando avistei duas ou três vacas marinhas; enquanto estava parado a olhá-las, ignorando a que espécie de animais pertenciam, lançaram-se ao mar, e não tardaram a desaparecer.

6 de Novembro. - Após O passeio matinal pus-me a trabalhar na mesa e acabei-a, mas não com inteira satisfação; mesmo assim, depressa arranjei habilidade para a melhorar.

De 7 a 12 de Novembro. - O tempo começou a serenar. Durante os dias 7,8,9, 10 e uma parte de 12, porque 11 era domingo, segundo o meu calendário, pus-me a construir uma cadeira, e cheguei com muito custo a dar-lhe uma forma regular; porém, não me agradava de todo, embora a tivesse desfeito e começado de novo várias vezes.

Nota. - Pouco tempo depois descurei a observação dos domingos, porque tendo-me esquecido de fazer o traço que os assinalava, acabei por olvidar também a ordem dos dias.

<< Página Anterior

pág. 65 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro Robinson Crusoe
Páginas: 241
Página atual: 65

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 30
Capítulo 3 41
Capítulo 4 53
Capítulo 5 63
Capítulo 6 78
Capítulo 7 91
Capítulo 8 112
Capítulo 9 133
Capítulo 10 167
Capítulo 11 197
Capítulo 12 236