Robinson Crusoe - Cap. 5: Capítulo 5 Pág. 74 / 241

O medo de ser enterrado vivo impedia-me de dormir descansado; além disso, não me atrevia a deitar-me fora do meu recinto e sem nenhuma espécie de defesa. Finalmente, quando considerava a ordem que reinava na gruta e como era agradável e seguro aquele recinto, retrocedia perante a ideia de mudar de casa.

Pensei também que precisaria de muito tempo para fazer tudo isto e que, fossem quais fossem os perigos, me via forçado a ficar onde estava até ter construído um albergue conveniente. Esta determinação acalmou por algum tempo as minhas inquietações mas resolvi erguer a toda a pressa uma muralha circular, com madeiros e cabos, como fizera da primeira vez, e armar nela a tenda quando terminasse, aguardando que tudo estivesse pronto e arrumado, antes de me mudar. Isso veio a ocorrer em 21 de Abril.

22 de Abril. - Logo pela manhã comecei a pensar nos meios de pôr o meu projecto em execução, mas faltavam-me ferramentas. Possuía três grandes machados e uma porção de machadinhas (havíamos embarcado uma enorme provisão delas para comerciar com os índios), mas estes instrumentos, à força de cortar madeira dura e nodosa, tinham o fio embotado; é certo que possuía uma pedra de amolar, mas não sabia como fazê-la girar e, assim, pôr em uso os meus utensílios. Isto custou-me tanto a reflectir como uma questão política a um homem de Estado. Por fim, imaginei uma roda com uma corda para a poder mover com os pés, deixando-me as duas mãos livres.

Nota. - Eu nunca vira tal coisa na Inglaterra ou, pelo menos, ignorava como se fazia, embora este mecanismo, pelo que depois observei, seja muito comum ali, além de que a minha pedra era muito grande e pesada. Este mecanismo levou-me uma semana inteira a terminar.

28 e 29 de Abril. - Gastei estes dois dias a afiar as ferramentas; o mecanismo que inventara funcionava maravilhosamente.

30 de Abril. - Tendo visto que as bolachas diminuíam consideravelmente, examinei o estado da dita provisão e limitei-me a comer uma bolacha por dia, o que realmente me custava imenso.





Os capítulos deste livro