Robinson Crusoe - Cap. 6: Capítulo 6 Pág. 83 / 241

A poção que acabava de tomar aturdiu-me ao princípio a cabeça de maneira violenta, mas depois caí num sono profundo, e só acordei no dia seguinte às três da tarde; e ainda me inclino a crer que dormi todo o dia seguinte e a noite, e até ainda mais tempo, pois de outro modo não saberia explicar o esquecimento de um dia na conta da semana, como reconheci alguns anos depois. Se tivesse cometido o erro de deixar de fazer um traço, isso não teria acontecido só num dia.

Fosse como fosse, quando despertei vi-me aliviado e de espírito calmo. Posto de pé, senti-me mais fortalecido; o estômago mais bem disposto e com vontade de comer; numa palavra, no dia seguinte já não tive qualquer acesso de febre, e encontrava-me muitíssimo melhor. Isto aconteceu em 29 de Junho.

A 30 devia ter um dia muito bom, e saí com a escopeta, sem levar demasiado longe a minha excursão. Matei duas ou três aves marinhas parecidas com patos bravos e levei-as para casa; mas ainda não me atrevia a comer, e contentava-me com alguns ovos de tartaruga, que eram muito gostosos. À tarde tomei uma nova dose da infusão, à qual atribuí o alívio que tinha experimentado, mas não bebi tanta, e abstive-me de mascar tabaco e de empregar a fumigação. Mesmo assim, no dia seguinte, que era 1 de Julho, não me achei tão bem como esperava; senti alguns pequenos calafrios.

2 de Julho. - Voltei a tomar o remédio das três formas como anteriormente mo administrara, mas dobrando a dose da poção.

4 de Julho. - Pela manhã peguei na Bíblia e comecei a ler o Novo Testamento. Dediquei-me formalmente à sua leitura e impus-me o dever de ler de manhã e à tarde um certo número de capítulos, não passando a outros antes de ter fixado bem naqueles a minha atenção. As palavras «invoca-me e eu te livrarei» pareceram-me então que encerravam um sentido que, até àquele momento, não tinha percebido. Antes, não possuía qualquer ideia de outra espécie de liberdade que não fosse a de ser arrancado ao cativeiro, porque embora estivesse num local de grande extensão, não deixava de ser para mim uma prisão, tomando-o no pior sentido da palavra.





Os capítulos deste livro