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Capítulo 10: Assim falou Zaratustra

Página 86
a como o assinala, deve renunciar-se a procurar seu igual:

«A alma que possui mais longa escada e que mais pode descer,

- a alma mais ilimitada, que pode mais completamente perder-se nela própria,

- a que é mais filha da Necessidade e que com prazer se entrega ao Destino,

- a alma que é um dever e que portanto mais completamente se entrega ao dever, a que possuída profundamente de forte querer e desejo, quer neles entrar mais fundamente,

- aquela que foge a si própria e que regressa a si própria percorrendo o mais vasto ciclo,

- a alma entre todas mais sábia e que a loucura suavemente chama.

- aquela que mais se ama a si própria, na qual todas as coisas têm seu ascender e declinar, seu fluxo e seu refluxo... »

Esta é, certamente, a própria visão de Diónisos.

E ao mesmo leva igualmente outra consideração. O problema psicológico correspondente ao tipo de Zaratustra formula-se da maneira seguinte: como aquele que nega no grau mais alto, e que actua por negação perante tudo quanto até agora se afirmou, pode subsistir, e por isso mesmo, na própria negação; como o que tendo examinado quanto há de mais grave na Fatalidade e nos enigmas da vida, pode permanecer apesar disso ágil e afirmativo - Zaratustra é um bailarino – como o que tem a mais implacável e mais profunda visão da realidade, e alcançou as «ideias mais fundas», não acha, entretanto, objecção contra a existência, nem sequer contra o eterno retorno - e, mais do que isso, encontra fundamento para ser ele próprio o eterno sim para todas as coisas, para «ser o sim e o ámen de modo ilimitado e inquebrantável»... «A todos os abismos levo a minha afirmação que tudo abençoa»... Mas isto é, digo-o outra vez, a própria visão de Diónisos.

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De que forma de expressão usará um tal espírito quando fala a sós consigo? A expressão ditirâmbica.

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Capa do livro Ecce Homo
Páginas: 115
Página atual: 86

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
INTRODUÇAO 1
Porque sou tão sábio 5
Porque sou tão sagaz 20
Porque escrevo tão bons livros 41
A Origem da Tragédia 52
Considerações intempestivas 58
Humano, demasiado Humano 64
Aurora 71
O Alegre Saber 75
Assim falou Zaratustra 76
Para além do Bem e do Mal 91
Genealogia da moral 93
Crepúsculo dos ídolos 95
O caso Wagner 98
Por que sou uma fatalidade 106