Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 11: O Problema Final

Página 257
Seguir-se-á então o maior julgamento criminal do século, o esclarecimento de mais de quarenta mistérios e a corda para todos eles. No entanto, se agirmos prematuramente, compreende, podem ainda escapar-nos, até ao último instante.

»Se eu pudesse ter agido sem o conhecimento do professor Moriarty, tudo teria saído bem. Mas ele foi demasiado sagaz - viu todos os passos que dei para o capturar na minha armadilha. Lutou sempre e eu sempre o interceptei. A tal ponto que, meu amigo, se se escrevesse a história deste combate silencioso, ela ocuparia o lugar do mais brilhante teste da técnica de golpes e contra-golpes da crónica do detectivismo. Nunca me elevei a tal altura e nunca estive tão duramente cercado por um adversário. Ele golpeia fundo, mas eu, por minha vez, também já o golpeei baixo. Dei, esta manhã, os derradeiros passos e são necessários apenas mais três dias para concluir o assunto. Estava sentado na minha cadeira a pensar em tudo isto quando a porta se abriu e o professor Moriarty apareceu diante de mim.

»Os meus nervos aguentam razoavelmente qualquer prova, Watson, mas não posso deixar de confessar que senti um sobressalto quando vi, no limiar da minha porta, o homem que tanto me tinha ocupado o pensamento. A sua aparência era-me inteiramente familiar: muito alto e magro, a fronte alongando-se-lhe numa curva branca e os olhos profundamente enterrados no rosto. Usa a cara escanhoada, é pálido, de aparência ascética, e conserva nas feições qualquer coisa do professorado. Os ombros descaíram-se-lhe com as horas de estudo e a cara projecta-se-lhe para a frente e oscila devagar, de um lado para o outro, num curioso jeito de réptil. Olhou para mim com grande curiosidade nos seus olhos contraídos.

<< Página Anterior

pág. 257 (Capítulo 11)

Página Seguinte >>

Capa do livro As memórias de Sherlock Holmes
Páginas: 274
Página atual: 257

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O Estrela de Prata 1
A Face Amarela 33
O Escriturário da Corretagem 54
A Tragédia do Glória Scott 75
O Ritual de Musgrave 99
O Enigma de Reigate 122
O Corcunda 145
O Paciente Internado 167
O Intérprete Grego 190
O Tratado Naval 212
O Problema Final 252