Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 11: O Problema Final

Página 267
E eu estava convencido de que havia colocado a presa nas mãos da polícia. Parece-me que seria melhor você voltar para Inglaterra, Watson.

- Porquê?

- Porque eu agora me tornei um companheiro extremamente perigoso. As actividades desse homem chegaram ao fim. Se voltar a Londres, estará perdido. E se li a verdade do seu carácter, a sua única preocupação será vingar-se de mim. Vai empregar nisso todas as suas energias. Durante a nossa curta conversa disse muita coisa, mas o mais grave é precisamente o que deixou imaginar. E eu imagino o que ele queria dizer. Por isso, recomendo-lhe que volte à sua clínica.

Tratava-se de um apelo que dificilmente obteria sucesso quando feito a um velho batalhador e um amigo íntimo. Sentámo-nos na sala de jantar do nosso hotel em Estrasburgo e falámos sobre o assunto durante uma boa meia hora. E nessa mesma noite, seguimos viagem, a caminho de Genebra.

Durante uma semana encantadora errámos pelo vale do Ródano e, de seguida, fazendo um desvio por Leuk, passámos por Gemmi Pass, ainda afundado na neve, enquanto nos dirigíamos para Meiringen, via Interlaken. Maravilhosa viagem: aos nossos pés, o verde delicado da Primavera; em cima, o branco virginal do Inverno. Mas era perfeitamente visível que Holmes, nem por um instante, esquecia a sombra que se derramara sobre ele. Nos humildes lugarejos alpinos ou nas passagens solitárias das montanhas, eu notava, pelos seus rápidos relances e pelo exame penetrante de todas as pessoas que se cruzavam connosco, que Holmes estava convencido de que, para onde quer que fôssemos, o perigo nos espreitava.

Uma vez, lembro-me como se fosse hoje, quando, passado o Gemmi, caminhávamos ao longo das margens do melancólico Daubensee, um enorme penedo desprendeu-se do cume à nossa direita e caiu reboando no lago atrás de nós.

<< Página Anterior

pág. 267 (Capítulo 11)

Página Seguinte >>

Capa do livro As memórias de Sherlock Holmes
Páginas: 274
Página atual: 267

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O Estrela de Prata 1
A Face Amarela 33
O Escriturário da Corretagem 54
A Tragédia do Glória Scott 75
O Ritual de Musgrave 99
O Enigma de Reigate 122
O Corcunda 145
O Paciente Internado 167
O Intérprete Grego 190
O Tratado Naval 212
O Problema Final 252