Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 13: 6 - Uma Continuação das Memórias do Dr. John Watson

Página 120
Era astuto; o Stangerson era sempre muito cauteloso. Se pensava que me mantinha afastado não saindo, estava muito enganado. Descobri logo qual era a janela do seu quarto e, às primeiras horas da manhã do dia seguinte, servi-me de uma escada que estava na ruela atrás do hotel, e assim entrei no quarto, encoberto pelo cinzento da aurora. Acordei-o e disse-lhe que tinha chegado a hora em que ele ia responder pela vida que ceifara há tanto tempo. Descrevi-lhe a morte de Drebber e dei-lhe também a escolher os comprimidos envenenados. Em vez de aproveitar a oportunidade de se salvar que lhe era dada, saltou da cama e atirou-se-me ao pescoço. Feri-o no coração em legítima defesa. De qualquer maneira teria sido o mesmo, porque Deus nunca teria permitido que a mão do culpado escolhesse outra coisa que não fosse o veneno.

»Pouco mais tenho a dizer e isso é também porque estou às portas da morte. Continuei a andar de cabriolé durante um dia ou mais, com a intenção de amealhar o suficiente para regressar à América. Estava no pátio, quando um rapaz andrajoso perguntou se havia lá um cocheiro chamado Jefferson Hope e disse que um cavalheiro precisava do cabriolé dele no n." 221-B da Baker Street. Fui sem suspeitar que corria perigo, o que compreendi mais tarde; este jovem pôs-me as algemas nos pulsos e com tal perfeição como nunca vi na minha vida. Esta é toda a minha história, cavalheiros. Podem considerar-me um assassino; mas continuo a dizer que sou um agente da justiça, como os senhores.

O relato do homem fora tão comovente e o seu comportamento tão impressionante que ficámos sentados em silêncio e absortos. Mesmo os detectives profissionais, saciados como estavam de todos os pormenores do crime, pareciam estar profundamente interessados na história do homem. Quando terminou, ficámos tão quietos durante alguns minutos que só se ouvia o raspar do lápis de Lestrade enquanto dava os últimos retoques no relato estenografado.

- Só há um ponto sobre o qual gostaria de saber mais algumas coisas - disse Sherlock Holmes, por fim. - Quem era o cúmplice que veio buscar o anel que pus no anúncio?

<< Página Anterior

pág. 120 (Capítulo 13)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Estudo em Escarlate
Páginas: 127
Página atual: 120

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes 1
2 - A Ciência da Dedução 10
3 - O Mistério de Lauriston Gardens 21
4 - O que John Rance Tinha para Contar 32
5 - O Nosso Anúncio Traz um Visitante 39
6 - Tobias Gregson Mostra o que Sabe Fazer 46
7 - Luz na Escuridão 55
Segunda Parte: 1 - Na Imensa Planície de Alcali 65
2 - A Flor de Utá 76
3 - John Ferrier Fala com o Profeta 84
4 - Uma Fuga para Salvar a Própria Vida 90
5 - Os Anjos Vingadores 100
6 - Uma Continuação das Memórias do Dr. John Watson 110
7 - A Conclusão 122