Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 4: 4 - O que John Rance Tinha para Contar

Página 34
Quanto à fraca descoberta de Lestrade, foi apenas um subterfúgio para pôr a polícia numa pista errada, sugerindo o Socialismo e sociedades secretas. Não foi feito por um alemão. O A, se reparou, estava escrito segundo a maneira dos alemães. Agora, um alemão genuíno escreve invariavelmente no estilo latino, por isso podemos dizer com segurança que não foi escrito por um, mas sim por um imitador grosseiro, que exagerou o seu papel. Foi apenas um estratagema para desviar a investigação numa direcção errada. Não lhe vou dizer muito mais sobre o caso, Doutor. Sabe que uma pessoa muito inteligente não tem nenhum mérito uma vez explicado o seu truque; se lhe revelar demasiado do meu método de trabalho, chegará à conclusão de que afinal sou uma pessoa vulgar.

- Nunca farei tal coisa - respondi -, você tornou a detecção quase numa ciência exacta, como nunca mais voltara a acontecer neste mundo.

O meu companheiro corou de prazer com as minhas palavras e com a sinceridade com que as proferi. Já tinha observado que ele era tão sensível à lisonja por causa da sua habilidade como qualquer rapariga poderia ficar por ser bela.

- Dir-lhe-ei outra coisa - disse ele. - O das botas de couro de verniz e o dos sapatos com biqueiras quadradas vieram no mesmo cabriolé e desceram juntos o carreiro, tão amigavelmente quanto possível... de braço dado, segundo todas as probabilidades. Quando entraram, andaram de um lado para o outro na sala; ou melhor, o das botas de couro de verniz ficou parado enquanto o dos sapatos com biqueiras quadradas andava de um lado para o outro. Consegui ler tudo isto no pó; compreendi que à medida que caminhava ia ficando cada vez mais excitado. Vê-se pelo aumento do comprimento dos passos. Esteve sempre a falar e estava muito excitado, certamente até ficar enfurecido. Então deu-se a tragédia. Contei-lhe tudo o que já sei, o resto é mera suspeição e conjectura. Todavia temos de nos apressar, porque quero ir ao concerto de Hallé esta tarde para ouvir Norman-Neruda.

<< Página Anterior

pág. 34 (Capítulo 4)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Estudo em Escarlate
Páginas: 127
Página atual: 34

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes 1
2 - A Ciência da Dedução 10
3 - O Mistério de Lauriston Gardens 21
4 - O que John Rance Tinha para Contar 32
5 - O Nosso Anúncio Traz um Visitante 39
6 - Tobias Gregson Mostra o que Sabe Fazer 46
7 - Luz na Escuridão 55
Segunda Parte: 1 - Na Imensa Planície de Alcali 65
2 - A Flor de Utá 76
3 - John Ferrier Fala com o Profeta 84
4 - Uma Fuga para Salvar a Própria Vida 90
5 - Os Anjos Vingadores 100
6 - Uma Continuação das Memórias do Dr. John Watson 110
7 - A Conclusão 122