Um Estudo em Escarlate - Cap. 4: 4 - O que John Rance Tinha para Contar Pág. 35 / 127

Tivemos esta conversa enquanto o cabriolé abria caminho através de uma longa sucessão de ruas sombrias e atalhos lúgubres. No mais sombrio e lúgubre de todos, o cocheiro parou de repente.

- Além é Audley Court - disse ele, apontando para uma abertura estreita na fileira de tijolo com a primeira demão de tinta. - Encontrar-me-ão aqui quando voltarem.

Audley Court não era um local atraente. A passagem estreita levou-nos a um quadrado calcetado com lajes e orlado com habitações sórdidas. Resolvemos abrir caminho através de fileiras de roupa desbotada, até chegarmos ao n.º 46, cuja porta estava decorada com uma pequena tira de latão, onde estava gravado o nome Rance. Após investigações, constatámos que o polícia estava deitado, e mandaram-nos entrar para uma saleta da frente e esperar pela sua chegada.

Apareceu passado pouco tempo, com o aspecto de quem estava um pouco irritado por ter sido incomodado enquanto dormia.

- Fiz o meu relatório na esquadra - disse ele. Holmes tirou do bolso uma meia libra de ouro e pôs-se a brincar com ela, com um ar pensativo.

- Pensámos que deveríamos gostar de ouvir tudo da sua boca.

- Ficarei muito feliz por lhes contar tudo o que puder - respondeu o polícia, com os olhos fixos no pequeno disco dourado.

- Então, à sua maneira, ouçamos tudo o que aconteceu.

Rance sentou-se no sofá de crina e franziu as sobrancelhas, como se estivesse resolvido a não omitir nada no seu relato.

- Vou-lhes contar desde o princípio - disse ele. - O meu turno é das dez da noite às seis da manhã. Às onze houve uma briga no White Hart; mas o bar esteve bastante calmo durante a ronda. À uma hora começou a chover e encontrei o Harry Murcher - que faz a ronda de Holland Grove - e ficámos os dois a conversar na esquina da Henrietta Street. Pouco tempo depois, talvez por volta das duas ou um pouco mais tarde, pensei dar uma vista de olhos para ver se não havia problemas na Brixton Road. Estava muito escura e suja. Enquanto a desci não encontrei ninguém, embora tivesse passado por mim um cabriolé ou dois.





Os capítulos deste livro