Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 7: 7 - Luz na Escuridão

Página 57

- É isso - disse Lestrade, numa voz aterrada, e ficámos todos calados por instantes.

Havia algo de tão metódico e incompreensível nos actos deste assassino desconhecido, que transmitia um novo carácter sinistro aos seus crimes. Os meus nervos, que eram bastante firmes no campo de batalha, vibraram quando pensei nisto.

- Viram o homem - prosseguiu Lestrade. - Um leiteiro que ia a caminho da leitaria, descia por acaso a vereda que vem das estrebarias, nas traseiras do hotel. Reparou que uma escada, que costumava lá estar, fora levantada e encostada a uma das janelas do segundo andar, que estava aberta de par em par. Depois de passar, olhou para trás e viu um homem a descer a escada. Ele desceu com tanta calma e com tanto à-vontade que o rapaz pensou que era algum carpinteiro ou marceneiro que trabalhava no hotel. Não lhe prestou muita atenção, para além de pensar para com os seus botões que era cedo para ele estar a trabalhar. Tem a impressão que o homem era alto, tinha um rosto um tanto vermelho e envergava um casaco comprido, acastanhado. Deve ter ficado pouco tempo no quarto depois do assassínio, porque descobrimos água tingida de sangue na bacia, onde ele lavara as mãos, e marcas nos lençóis onde deliberadamente limpara a faca.

Lancei um olhar a Holmes ao ouvir a descrição do assassino, que coincidia perfeitamente com a dele. Todavia, não havia nenhum sinal de exultação ou satisfação no seu rosto.

- Não encontrou nada no quarto que pudesse fornecer uma pista em relação ao assassino? - perguntou ele.

- Nada. Stangerson tinha no bolso a carteira de Drebber, mas parece que era normal, visto ser ele a fazer todos os pagamentos. Dentro dela havia oito libras e alguns trocos, mas não tiraram nada. Quaisquer que sejam os motivos destes crimes invulgares, certamente que o roubo não é um deles. Não havia documentos ou memorandos no bolso do homem assassinado, a não ser um telegrama de Cleveland, datado de há cerca de um mês, que dizia: «J. H. está na Europa». Não havia nenhum nome apensado a esta mensagem.

<< Página Anterior

pág. 57 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Estudo em Escarlate
Páginas: 127
Página atual: 57

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes 1
2 - A Ciência da Dedução 10
3 - O Mistério de Lauriston Gardens 21
4 - O que John Rance Tinha para Contar 32
5 - O Nosso Anúncio Traz um Visitante 39
6 - Tobias Gregson Mostra o que Sabe Fazer 46
7 - Luz na Escuridão 55
Segunda Parte: 1 - Na Imensa Planície de Alcali 65
2 - A Flor de Utá 76
3 - John Ferrier Fala com o Profeta 84
4 - Uma Fuga para Salvar a Própria Vida 90
5 - Os Anjos Vingadores 100
6 - Uma Continuação das Memórias do Dr. John Watson 110
7 - A Conclusão 122