Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 7: 7 - Luz na Escuridão

Página 62
Um homem que é apoiado, como tive ocasião de provar, por outro que é tão esperto como ele. Desde que este homem não faça a menor ideia de que alguém pode ter uma pista, há possibilidade de o prender, mas se ele tiver a menor suspeita, mudará de nome e desaparecerá num instante no meio dos quatro milhões de habitantes desta enorme cidade. Sem tão-pouco querer ferir os vossos sentimentos, vejo-me forçado a dizer que considero estes homens superiores às autoridades, e é por isso que não pedi a vossa ajuda. Se eu falhar, claro, acarretarei com a responsabilidade desta omissão, mas estou preparado para isso. Presentemente estou pronto para prometer que assim que puder comunicar convosco, sem pôr em perigo os meus próprios planos, assim o farei.

Gregson e Lestrade não pareciam estar satisfeitos com esta promessa nem com a alusão depreciativa aos detectives da Polícia. O primeiro enrubesceu até à raiz do cabelo loiro como uma estriga de linho, enquanto os olhos do outro, pequenos como contas, brilhavam de curiosidade e ressentimento. Todavia, nenhum deles teve tempo de falar antes de baterem à porta, e o porta-voz dos garotos da rua, o jovem Wiggins, entrar, com o seu aspecto insignificante e repugnante.

- Com licença, sir - disse ele, passando a mão pela madeixa de cabelo sobre a testa -, tenho lá em baixo o cabriolé.

- Bonito rapaz - disse Holmes, suavemente. - Por que não apresentam este rapaz exemplar na Scotland Yard? - prosseguiu, tirando um par de algemas de aço de uma gaveta. - Vejam como a mola trabalha tão bem. Apertam num instante.

- O modelo antigo serve muito bem - comentou Lestrade - se ao menos conseguíssemos encontrar o homem para lhas pôr.

- Muito bem, muito bem - disse Holmes, a sorrir. - O cocheiro também me pode ajudar a levar as caixas. Wiggins, pede-lhe para vir cá acima.

Fiquei surpreendido por ver o meu companheiro a falar como se estivesse para partir de viagem, uma vez que não dissera nada a esse respeito.

<< Página Anterior

pág. 62 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Estudo em Escarlate
Páginas: 127
Página atual: 62

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes 1
2 - A Ciência da Dedução 10
3 - O Mistério de Lauriston Gardens 21
4 - O que John Rance Tinha para Contar 32
5 - O Nosso Anúncio Traz um Visitante 39
6 - Tobias Gregson Mostra o que Sabe Fazer 46
7 - Luz na Escuridão 55
Segunda Parte: 1 - Na Imensa Planície de Alcali 65
2 - A Flor de Utá 76
3 - John Ferrier Fala com o Profeta 84
4 - Uma Fuga para Salvar a Própria Vida 90
5 - Os Anjos Vingadores 100
6 - Uma Continuação das Memórias do Dr. John Watson 110
7 - A Conclusão 122