Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 8: Segunda Parte: 1 - Na Imensa Planície de Alcali

Página 69

- Não sei... daqui por pouco tempo. - Os olhos do homem estavam fixos no horizonte a norte. Na abóboda azul do céu tinham surgido três pontos pequenos, que aumentavam de tamanho a cada momento, tal era a rapidez da sua aproximação. Logo se transformaram em três aves enormes, que andaram à volta das cabeças dos dois viajantes e depois pousaram nuns rochedos que lhes ficavam sobranceiros. Eram bútios, os abutres do Oeste, cuja chegada é a mensageira da morte.

- Galos e galinhas - gritou a miúda, apontando para os seus perfis de mau agoiro, batendo palmas para os obrigar a levantar. - Diz-me, foi Deus que fez esta terra? - Claro que foi Ele que a fez! - disse o companheiro, bastante surpreendido com esta pergunta inesperada.

- Ele fez Ilinóis, e Ele fez o Missouri - continuou a miúda. - Acho que esta terra foi feita por outra pessoa qualquer. Não está tão bem feita. Esqueceram-se da água e das árvores.

- E que tal se oferecesses urna oração? - perguntou o homem, desafiadoramente.

- Ainda não é noite - respondeu ela.

- Não faz mal. Não é muito usual, mas Ele não se importará, podes crer. Diz uma daquelas que costumavas dizer todas as noites na carroça quando estávamos na pradaria.

- Por que não rezas também? - perguntou a criança, com um olhar espantado.

- Não me lembro - respondeu. - Não rezo desde que tinha metade da altura desta espingarda. Acho que nunca é tarde de mais. Tu rezas, e eu fico aqui e entro nos coros. - Então, terás de te ajoelhar e eu também - disse ela, estendendo o xaile para esse fim. - Tens de pôr as mãos no ar, assim. Faz-te sentir bem.

Era uma cena estranha, porque só havia os bútios a presenciá-la. Os dois viajantes ajoelharam-se um ao lado do outro, em cima do xaile estreito; a criança tagarela e o aventureiro intrépido e obstinado. O rosto dela rechonchudo, o dele pálido e anguloso estavam virados para o céu sem nuvens numa súplica sincera àquele Ser temido com quem estavam frente a frente, enquanto as duas vozes - uma fina e clara, a outra forte e áspera - imploravam misericórdia e perdão em uníssono.

<< Página Anterior

pág. 69 (Capítulo 8)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Estudo em Escarlate
Páginas: 127
Página atual: 69

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes 1
2 - A Ciência da Dedução 10
3 - O Mistério de Lauriston Gardens 21
4 - O que John Rance Tinha para Contar 32
5 - O Nosso Anúncio Traz um Visitante 39
6 - Tobias Gregson Mostra o que Sabe Fazer 46
7 - Luz na Escuridão 55
Segunda Parte: 1 - Na Imensa Planície de Alcali 65
2 - A Flor de Utá 76
3 - John Ferrier Fala com o Profeta 84
4 - Uma Fuga para Salvar a Própria Vida 90
5 - Os Anjos Vingadores 100
6 - Uma Continuação das Memórias do Dr. John Watson 110
7 - A Conclusão 122