Inferno - Cap. 28: Capítulo 28 Pág. 83 / 102

Foram mais de cem os que, isto ouvindo, se detiveram no fosso a contemplar-me, de admiração esquecendo o seu martírio. «Pois diz a Frei Dolcino, tu que verás porventura em breve a luz do Sol, que, se não quer brevemente me seguir, se abasteça de viveres de tal modo que o cerco da neve ao novarense não alcance a vitória, que de outro modo lhe não seria fácil.» Com o pé levantado para se afastar, disse-me Maomet estas palavras e depois, para partir, no solo o pousou.

Um outro, que tinha fendida a garganta, o nariz partido até às sobrancelhas e não tinha mais que uma única orelha, detendo-se a olhar, como os demais, assombrado, abriu a goela, que por fora estava toda rubra, e disse: «O tu, que culpa alguma expias e que vi em terra latina! Se não me engana qualquer semelhança, lembra-te de Piero da Medicina, se alguma vez voltares a ver o doce plano que de Vercélio desce até Marcabo! E faz saber aos dois melhores homens de Fano, a Messer Guido e também a Angiolello, que, se a antevisão não é aqui baldada, serão arrojados do seu barco à água, dentro de um saco, próximo da Cattolica, por traição de um tirano cruel". Entre a ilha de Chipre e a de Maiorca nunca terá Neptuno visto maior crime, nem de piratas, nem de gente da Argólida. Aquele traidor que vê de um olho só e detém o mando daquele pais que um dos que estão aqui comigo jamais quisera ter conhecido chamá-los-á para parlamentar com ele e, depois, de tal forma agirá que lhes não valerão promessas nem rogos lançados aos ventos de Focara.»

E eu tornei-lhe: «Mostra-me e declara, se queres que eu leve acima notícias de ti, quem é aquele que amarga o que conheceu.» Pôs então a mão na mandíbula de um companheiro seu e abriu-lhe a boca, gritando: «É este e não fala. Desterrado, abafou a dúvida em César, afirmando que quem dispõe dos meios sempre é prejudicado com a espera.»





Os capítulos deste livro