Inferno - Cap. 28: Capítulo 28 Pág. 82 / 102

Quem poderia alguma vez, mesmo com palavras não rimadas, contar de todo o sangue e chagas que então vi, por mais vezes que o tentasse? Por certo seria qualquer língua escassa, por via das palavras e da mente, limitadas de mais para tanto abarcarem. Ainda que se reunisse toda a gente que na feliz terra da Apúlia sofreu com o seu sangue pelos Troianos e pela longa guerra que de anéis tão bustos despojos forneceu, como Lívio escreveu, e não se engana, com aquela que sentiu tão rudes golpes ao opor-se a Roberto Guiscardo, e com a outra cujas assadas em Ceperano estão ainda recolhidas, onde cada apuliense foi traidora, e com a de Tagliacozzo, onde sem armas venceu o velho Alard, e todos mostrassem trespassados ou mutilados os seus membros, de nenhum modo igualariam o aspecto deste nono fosso.

Nem um tonel, por ter perdido tampa ou fundo, fica tão vazio como um que vi, fendido do queixo até ao baixo-ventre. Entre as pernas, as tripas lhe pendiam e viam-se-lhe as entranhas e o desagradável saco que em excrementos converte o que se come. Enquanto eu estava absorto a contemplá-lo, olhou-me e, com as mãos, abriu o peito, dizendo: «Vê como me rasgo! Vê como está mutilado Maomet! Diante de mim se vai chorando Ali, de rosto fendido desde o queixo até ao crânio. E todos os outros que aqui vês, semeadores de escândalos e de cismas foram em vida, e por isso assim estão fendidos. Há por detrás de nós um Demónio que cruelmente nos divide assim a talho de espada, a todos nos pondo novamente neste estado quando demos a volta inteira ao dolente caminho, pois que as feridas se nos fecham antes de outra vez voltarmos diante dele. Mas quem és tu que no rochedo estás quieto, talvez para retardar a pena a que os pecados teus te condenaram?»

«Nem a morte o atingiu ainda, nem culpa alguma aqui o traz», disse o meu mestre, «para atormentado ser; para ter experiência plena, a mim, que morto estou, foi ordenado que pelo Inferno o guiasse, de circulo em circulo, e isto é tão verdade como estar eu a conversar contigo.»





Os capítulos deste livro