- Ainda mais esta! - exclamou Cunegundes - Agora é que nada nos poderá salvar. Estamos excomungados, chegou a nossa última hora. Mas como pudestes vós, um homem tão pacífico, matar em alguns minutos um judeu e um prelado?
- Minha bela Cunegundes - respondeu Cândido -, quando se está apaixonado, ciumento e se foi açoitado pela Inquisição, um homem torna-se capaz de tudo.
A velha tomou então a palavra e disse:
- Na estrebaria encontram-se três cavalos andaluzes, com as respectivas selas e arreios. Que o corajoso Cândido os apronte. A senhora tem ouro e diamantes. Montemos a cavalo sem demora, embora eu não possa manter-me senão numa das nádegas, e fujamos para Cádis. Está um tempo esplêndido e é um prazer viajar pela frescura da noite.
Cândido foi logo selar os três cavalos. Cunegundes, a velha e ele cavalgam trinta milhas de uma assentada. Enquanto eles se afastavam, a Santa Irmandade aparece em casa e manda enterrar Monsenhor numa bela igreja e atirar o corpo de D. Issacar para um monturo.
Cândido, Cunegundes e a velha achavam-se já na pequena cidade de Avacena, no meio das montanhas da serra Morena, e, instalados numa taberna, falavam da sua vida do modo que segue.