Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: CAPÍTULO I
VARIAÇÃO SOB DOMESTICAÇÃO

Página 39
que o pointer inglês foi bastante modificado no último século e, neste caso, a mudança, segundo se crê, realizou-se sobretudo por meio de cruzamentos com o foxhound; mas o que nos interessa é o facto de a mudança se ter realizado por meios inconscientes e graduais e no entanto tão eficazes que, embora o velho pointer espanhol tenha seguramente vindo de Espanha, o Sr. Borrow não observou, segundo me informa, qualquer cão nativo em Espanha que fosse semelhante ao nosso pointer.

Por um processo de selecção similar e um treino cuidadoso, todo o corpo dos cavalos de corrida ingleses ultrapassou em rapidez e tamanho a casta antecessora árabe, de modo que os últimos, segundo os regulamentos da Goodwood Races, são favorecidos nos pesos que carregam.

Lorde Spencer e outros mostraram como o gado bovino de Inglaterra aumentou em peso e maturidade precoce, por comparação à casta que anteriormente se mantinha neste país. Comparando as descrições dadas em antigos tratados de columbofilia, dos pombos-correio e dos pombos-cambalhota, com estas linhagens tal como hoje existem nas Ilhas Britânicas, na Índia e na Pérsia, podemos, segundo creio, seguir com clareza as etapas pelas quais imperceptivelmente passaram, vindo a diferir tanto do pombo comum.

Youatt dá uma ilustração excelente dos efeitos de uma orientação selectiva, cuja observância se pode considerar inconsciente, na medida em que os criadores jamais poderiam esperar ou sequer desejar produzir o resultado que se seguiu - nomeadamente, a produção de duas linhagens distintas. Os dois rebanhos de carneiros de Leicester mantidos pelo Sr. Buckley e pelo Sr. Burgess, como observa o Sr. Youatt, «foram gerados sem mistura a partir da casta original do Sr. Bakewell durante mais de cinquenta anos.

<< Página Anterior

pág. 39 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Origem das Espécies
Páginas: 524
Página atual: 39

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
INTRODUÇÃO 1
CAPÍTULO I
VARIAÇÃO SOB DOMESTICAÇÃO
7
CAPÍTULO II
VARIAÇÃO EM ESTADO DE NATUREZA
49
CAPÍTULO III
LUTA PELA EXISTÊNCIA
67
CAPÍTULO IV
SELECÇÃO NATURAL
88
CAPÍTULO V
LEIS DA VARIAÇÃO
143
CAPÍTULO VI
DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA TEORIA
184
CAPÍTULO VII
INSTINTO
223
CAPÍTULO VIII HIBRIDISMO 263
CAPÍTULO IX
SOBRE A INPERFEIÇÃO DO REGISTO GEOLÓGICO
302
CAPÍTULO X
SOBRE A SUCESSÃO GEOLÓGICA DOS SERES ORGÂNICOS
336
CAPÍTULO XI
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
372
CAPÍTULO XII
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA (continuação)
411
CAPÍTULO XIII
AFINIDADES MÚTUAS DOS SERES ORGÂNICOS. MORFOLOGIA. EMBRIOLOGIA. ÓRGÂOS RUDIMENTARES.
441
CAPÍTULO XIV
RECAPITULAÇÃO E CONCLUSÃO
491