Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 11: Capítulo 11

Página 199
Levantou os olhos, fitou-me, o seu rosto exprimiu o mais vivo reconhecimento que alguma vez se desenhou na fisionomia humana. É certo que sustentara com uma coragem fabulosa o combate, pelo que ficara quase sem forças, a ponto de ainda nem poder aguentar-se de pé. Experimentou fazê-lo por duas ou três vezes, mas em vão; achava-se completamente incapaz, tão inchados e cheios de dores tinha os pés. Assim, aconselhei-o a deixar-se estar tranquilo, e ordenei a Sexta-Feira que lhe desse umas fricções de rum, como fizera ao pai.

Notei que o meu pobre e apaixonado Sexta-Feira, durante esta ocupação, se voltava, cada dois minutos ou talvez menos, para ver se o pai permanecia no mesmo sítio em que ele o deixara. Uma das vezes, não o vendo, levantou-se sem dizer palavra e correu para ele com tamanha rapidez que os pés mal lhe tocavam no solo; mas quando chegou lá e viu que o pai se tinha deitado para dar descanso aos seus membros doloridos, voltou para onde eu me encontrava. Supliquei então ao espanhol que permitisse a Sexta-Feira que o amparasse a fim de o conduzir à canoa, e ser assim transportado para nossa casa, onde lhe seria prodigalizada toda a espécie de cuidados. Mas Sexta-Feira, que era tão robusto como ágil, carregou com ele às costas e levou-o para a canoa, onde o sentou com muito cuidado sobre uma das bordas, com os pés virados para a parte interior; depois, tornando a levantá-lo, colocou-o junto do pai. Em seguida, tendo saído da canoa, lançou-a ao mar, e seguiu a costa remando; apesar do forte vento reinante, fê-la avançar com mais rapidez do que eu podia andar. Conduziu-os desse modo até à pequena enseada sem perigo algum e, deixando-os a bordo, correu a buscar a outra piroga. Quando passou junto a mim perguntei-lhe onde ia e respondeu-me:

- Vou buscar mais pirogas.

Dito isto, partiu como um raio, pois seguramente nunca homem nem cavalo correu mais do que ele. Conduziu a segunda canoa para a enseada com quase tanta rapidez como eu por terra.

<< Página Anterior

pág. 199 (Capítulo 11)

Página Seguinte >>

Capa do livro Robinson Crusoe
Páginas: 241
Página atual: 199

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 30
Capítulo 3 41
Capítulo 4 53
Capítulo 5 63
Capítulo 6 78
Capítulo 7 91
Capítulo 8 112
Capítulo 9 133
Capítulo 10 167
Capítulo 11 197
Capítulo 12 236