Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: Capítulo 1

Página 22
Entretanto, o rapaz descobriu um terreno mais baixo situado a distância de uma milha terra adentro, e para ele se encaminhou. Pouco tempo depois, vi-o aparecer a correr com todas as suas forças. Pensei que o perseguisse alguma fera ou algum selvagem, e logo me lancei em corrida para socorrê-lo. Mas quando cheguei mais perto dele percebi que trazia qualquer coisa às costas; era um animal que tinha caçado, muito parecido com a lebre, mas com a diferença de ser de outra cor e ter patas mais compridas.

Aquela caça deu-nos uma grande alegria e achámos a carne muito saborosa; mas o que regozijava o meu pobre Xuri era o prazer de me anunciar que havia encontrado águia sem ter visto selvagens.

A seguir compreendemos que não era preciso termos tanto trabalho para obter água, porque a maré subia muito pouco no rio e quando estava baixa a água era doce um pouco além da embocadura. Enchemos, pois os nossos tonéis, regalámo-nos com a lebre que Xuri linha caçado, e preparámo-nos para tornar a prosseguir a nossa rota, sem havermos notado na região qualquer vestígio de criatura humana.

Como eu já antes navegara por aquela costa, sabia muito bem que as ilhas Canárias e as de Cabo Verde não deviam ficar muito longe. Mas como carecia de instrumentos apropriados para nos indicar a latitude e, por outro lado, não me recordava do local em que aquelas ilhas se encontravam, não sabia por onde ir procurá-las, nem que rota tomar para chegar a descobri-las. Sem todos estes obstáculos teria podido seguir para um daqueles pontos. Resignei-me, pois, a costear para ver se encontrávamos algum buque mercante e conseguíamos que o comandante nos salvasse daquela situação.

Os cálculos mais exactos que pude fazer foram os de que nos encontrávamos então numa região situada entre as terras do imperador de Marrocos, por um lado, e a África, por outro; zona inteiramente deserta, e apenas povoada por animais ferozes.

<< Página Anterior

pág. 22 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro Robinson Crusoe
Páginas: 241
Página atual: 22

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 30
Capítulo 3 41
Capítulo 4 53
Capítulo 5 63
Capítulo 6 78
Capítulo 7 91
Capítulo 8 112
Capítulo 9 133
Capítulo 10 167
Capítulo 11 197
Capítulo 12 236