Robinson Crusoe - Cap. 11: Capítulo 11 Pág. 221 / 241

Mal aquela gente abandonara a margem, vimos que voltavam para trás; parecia que tinham resolvido tomar outras medidas, a saber: deixar três homens para guardar a chalupa, regressando à costa os sete restantes a fim de se internarem na ilha à procura dos companheiros.

Isto constituiu para nós uma contrariedade muito grande, e ficámos sem saber que decidir. Apanhar os sete recém-chegados era coisa pouco menos que inútil se deixássemos escapar a chalupa; neste caso, os que ficavam nela não demorariam a regressar ao buque, que levantaria a âncora e largaria imediatamente a vela, o que nos tiraria todo e qualquer meio de o recuperar. Portanto, não nos ficava outro remédio do que aguardar e ver o rumo que as coisas tomavam. Assim que os sete primeiros saíram da chalupa, os três restantes que nela permaneceram afastaram-se da costa e fundearam a grande distância, com o fito de esperar pelos companheiros; assim, era-nos impossível alcançá-los na chalupa.

Os que haviam desembarcado caminhavam uns ao pé dos outros, e dirigiram-se para o cume da pequena colina por baixo da qual se situava a minha habitação; de modo que pudemos examiná-los bem sem sermos descobertos. Teríamos desejado vê-los acercar-se o bastante para podermos abrir fogo, ou que se afastassem de maneira a conseguirmos sair dali.

Quando chegaram ao cume da colina, de onde podiam avistar uma parte dos bosques e dos vales que se estendiam a nordeste, para a parte mais baixa da ilha, começaram de novo a gritar e a chamar pelos camaradas, até se cansarem; depois, não ousando, ao que parecia, afastar-se da costa nem separar-se uns dos outros, sentaram-se debaixo de uma árvore para consultar o que haviam de fazer. Se tivessem julgado aconselhável pôr-se a dormir ali, como haviam feito os companheiros, seria uma sorte para nós; encontravam-se, contudo, demasiadamente aterrorizados para se entregarem ao sono, apesar de não terem, seguramente, nenhuma ideia do perigo que os ameaçava.

O comandante fez-me então uma proposta muito razoável acerca da sua presumível deliberação.





Os capítulos deste livro