Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 4: Capítulo 4

Página 57

Segundo os meus cálculos cheguei a esta ilha deserta em 30 de Setembro, na época do equinócio do Outono, quando o sol 'lançava os seus raios perpendicularmente sobre a minha cabeça. Por esta observação que fiz julguei que me encontrava a 9° 22' ao norte do Equador.

Ao cabo de dez ou doze dias reflecti que, por falta de papel, penas e tinta não podia calcular nem a marcha do tempo nem distinguir os dias de festa dos de trabalho. Para vencer este inconveniente fixei no solo, sobre o ribeiro, no mesmo local onde tocara terra, um poste de madeira em forma de cruz, no qual gravei com a ponta da minha faca as palavras seguintes: A este sítio cheguei em 30 de Setembro de 1659.

À volta do poste fazia um traço todos os dias; em cada sete um maior e no primeiro do mês outro muito maior; deste modo tinha um calendário que marcava exactamente os dias, as semanas, os meses e os anos.

Mais tarde, entre o grande número de objectos que tirei do buque nas diversas vezes que lá fui, achei alguns menos necessários do que aqueles que já mencionei, mas que, não obstante, chegaram a ser-me muito úteis depois, tais como papel, tinta, penas e muitos outros utensílios que encontrei no camarote do comandante, do imediato, do artilheiro e do carpinteiro; três ou quatro compassos, vários instrumentos de matemáticas, quadrantes, óculos de longo alcance, mapas e livros de marinha, tudo por mim agarrado sem saber se me poderia servir para alguma coisa. Além disso, encontrei três Bíblias muito boas, que vinham de Inglaterra com o meu carregamento e que havia tido o cuidado de colocar entre as minhas coisas; ainda algumas obras portuguesas, dois ou três livros de orações católicas e muitos outros livros que procurei pôr em segurança. Devo também recordar que havia no buque dois gatos e um cão, cuja importante história ocupará o lugar correspondente. Embarquei os dois gatos na jangada; quanto ao cão, saltou do barco e veio ter comigo a terra no próprio dia em que transportei o meu primeiro carregamento.

<< Página Anterior

pág. 57 (Capítulo 4)

Página Seguinte >>

Capa do livro Robinson Crusoe
Páginas: 241
Página atual: 57

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 30
Capítulo 3 41
Capítulo 4 53
Capítulo 5 63
Capítulo 6 78
Capítulo 7 91
Capítulo 8 112
Capítulo 9 133
Capítulo 10 167
Capítulo 11 197
Capítulo 12 236