Título: Nineteen Eighty-Four
Ano de Edição: 1949
Páginas: 309
Sinopse: Romance distópico clássico do autor britânico George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, finalizado no ano de 1948 e publicado a 8 de junho de 1949. Descreve uma sociedade num futuro reprimir violentamente qualquer um que se opuser a ela. A obra celebrizou-se devido ao conceito de Big Brother, ou Grande Irmão, que tudo observa e tudo controla. O duplo sentido da expressão em inglês Big Brother is watching you perde-se na tradução pois significa simultaneamente: «O Grande Irmão (ou o irmão mais velho) zela por ti» e «O Grande Irmão está a vigiar-te».
Desde sua publicação, muitos de seus termos e conceitos, como "Big Brother", "duplipensar" e "Novilíngua" entraram no vernáculo popular. O romance é geralmente considerado como a magnum opus de Orwell. Obra de leitura incontornável. Winston Smith, um humilde funcionário do Partido Externo, parte da indiferença perante a sociedade totalitária e repressora em que vive, passa à revolta, levado pelo amor por Júlia e incentivado por O'Brien, um membro do Partido Interno com quem Winston simpatiza. Acaba por descobrir da pior forma que até essa mesma revolta é induzida pelos mecanismos de controlo do Partido.
Curiosidades: O termo "Orwelliano" surgiu para se referir a qualquer reminiscência do regime ficcional do livro.
Excerto:
«No mesmo momento, porém, arrancando um fundo suspiro de alívio de todos, a figura hostil fundiu-se na fisionomia do Grande Irmão, de cabelos e bigodes negros, cheio de força e de misteriosa calma, e tão vasta que tomava quase toda a tela. Ninguém ouviu o que o Grande Irmão disse. Eram apenas palavras de incitamento, o tipo das palavras que se pronunciam no vivo do combate, palavras que não se distinguem individualmente mas que restauram a confiança pelo fato de serem ditas. »
|
|
anúncio
Os capítulos deste livro:
|
|
|