O Mundo Perdido - Cap. 5: Capítulo 5 Pág. 47 / 286

E possível que não conheça este facto elementar da zoologia comparada, a saber: a asa de um pássaro é na realidade um antebraço, enquanto que a asa de um morcego consiste em três dedos. esticados ligados entre si por membranas?.. Ora, neste exemplar, o osso não é certamente um antebraço e pode ver por si próprio que apenas existe uma só membrana pendente sobre um osso único: por conseguinte, e não podendo pertencer a um morcego, de que se trata?

Aí minha modesta reserva de conhecimentos técnicos encontrava-se esgotada.

- Na verdade não sei dizer! - murmurei. Abriu o livro que já me tinha mostrado.

- Aqui - disse, apontando-me a imagem de um extraordinário monstro voador - existe uma excelente reprodução do dimorfodonte, ou pterodáctilo, réptil voador do período jurássico. Na página seguinte encontrará um esquema sobre o mecanismo da asa. Compare-a, pois, se faz favor, com a amostra que tem na mão...

Fui submerso por uma vaga de confusão. Estava convencido.

Não havia maneira de não ficar convencido. A prova cumulativa era esmagadora. O esboço pintado, as fotografias, a narrativa, e agora aquela amostra recente... a evidência saltava à vista. Disse-o. E disse-o com um grande calor de sinceridade porque compreendia agora que o professor tinha sido tratado muito injustamente. Escutou-me incrustando as costas na poltrona; tinha semicerrado as pálpebras e um sorriso tolerante flutuava-lhe nos lábios; um raio de sol imprevisto poisou nele.

- É a coisa mais sensacional de que alguma vez ouvi falar! - disse eu.





Os capítulos deste livro