Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 14: 7 - A Conclusão

Página 126
Então, onde poderia estar o cocheiro, a não ser que estivesse dentro de casa? Uma vez mais, é absurdo pensar que um homem são de espírito perpetrasse deliberadamente um crime na presença, por assim dizer, de uma terceira pessoa, que de certeza o iria trair. Em último lugar, supondo que um homem queria seguir outro através da cidade de Londres, que melhor meio podia escolher do que tornar-se cocheiro de um cabriolé? Todas estas considerações me levaram à conclusão, irresistível, de que Jefferson Hope se devia encontrar entre os cocheiros da capital.

»Se tivesse sido cocheiro, não havia razão para crer que tinha deixado de o ser. Pelo contrário, do seu ponto de vista, qualquer mudança repentina talvez fizesse recair as atenções sobre ele. Iria, possivelmente, pelo menos durante algum tempo, continuar a desempenhar as suas funções. Não havia motivo para supor que tinha um nome falso. Porque iria mudar de nome num país onde ninguém sabia o seu verdadeiro nome? Assim, organizei o meu corpo de detectives, composto pelos garotos da rua, e mandei-os sistematicamente a todos os proprietários de cabriolés em Londres, até que descobriram o homem que eu queria, após cuidadosa investigação. Ainda está fresco na minha memória o êxito que eles obtiveram e a rapidez com que tirei partido dele. O assassínio de Stangerson foi um incidente que era completamente inesperado, mas que, em qualquer caso, dificilmente podia ser evitado. Por causa dele, como sabe, tomei posse dos comprimidos, de cuja existência já desconfiara. Compreende, tudo é uma cadeia de sequências lógicas sem uma única falha.

- É extraordinário! - exclamei. - O seu mérito devia ser reconhecido publicamente. Devia publicar um relato do caso. Se não o fizer, fá-lo-ei por si.

- Doutor, pode fazer o que quiser - respondeu ele. - Olhe! - continuou, entregando-me um jornal. - Veja isto!

Era o Echo do dia, e o parágrafo para onde ele apontou era dedicado ao caso em questão.

«O público», dizia, «perdeu um espectáculo sensacional com a morte súbita de Hope, o homem suspeito de ter assassinado o Sr. Enoch Drebber e o Sr. Joseph Stangerson.

<< Página Anterior

pág. 126 (Capítulo 14)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Estudo em Escarlate
Páginas: 127
Página atual: 126

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes 1
2 - A Ciência da Dedução 10
3 - O Mistério de Lauriston Gardens 21
4 - O que John Rance Tinha para Contar 32
5 - O Nosso Anúncio Traz um Visitante 39
6 - Tobias Gregson Mostra o que Sabe Fazer 46
7 - Luz na Escuridão 55
Segunda Parte: 1 - Na Imensa Planície de Alcali 65
2 - A Flor de Utá 76
3 - John Ferrier Fala com o Profeta 84
4 - Uma Fuga para Salvar a Própria Vida 90
5 - Os Anjos Vingadores 100
6 - Uma Continuação das Memórias do Dr. John Watson 110
7 - A Conclusão 122