Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: 5 - O Nosso Anúncio Traz um Visitante

Página 44
«Ou, a teoria dele não está certa», pensei para comigo mesmo, «ou então será levado agora ao coração do mistério». Não havia necessidade de me pedir para esperar por ele, porque eu sabia que era impossível dormir antes de ouvir contar o resultado da sua aventura.

Eram quase nove horas quando partiu. Não havia ideia do tempo que iria demorar, mas fiquei sentado, impassível, a fumar cachimbo e a passar os olhos pelas páginas de Vie de Bohéme de Henri Murger. Deram as dez e ouvi os passos da criada que se afastava para se ir deitar. Onze horas e a senhoria, com o seu andar altivo, passou à minha porta, com o mesmo destino. Era quase meia-noite quando ouvi o ruído surdo da sua chave na porta. Assim que entrou, vi pelo seu rosto que não fora bem-sucedido. A jovialidade e o desgosto pareciam estar a tentar levar a melhor, até que de repente a primeira venceu, e ele soltou uma forte gargalhada.

- Por nada deste mundo deixarei que os da Scotland Yard saibam - gritou ele, deixando-se cair na cadeira -, zombei tanto deles que nunca me deixariam ouvir contar o resultado disto. Posso rir, porque sei que estarei com eles na longa caminhada.

- Então, que é? - perguntei.

- Oh, não me importo de contar uma história contra mim mesmo! Aquela criatura afastara-se um pouco quando começou a coxear e a evidenciar todos os sinais de estar com os pés doridos. Parou pouco depois e fez sinal a um veículo de quatro rodas que ia a passar. Consegui aproximar-me dela para ouvir a morada, mas não precisava de estar tão ansioso, porque a deu em voz tão alta que se ouviu no outro lado da rua. «Para o 13, Duncan Street, Houndsditch», gritou ela. «Isto começa a parecer autêntico», pensei e, tendo-a visto em segurança lá dentro, empoleirei-me atrás. É uma arte em que todos os detectives deviam ser peritos. Bem, partimos com estrépito e nunca abrandámos o andamento até chegarmos à rua em questão. Saltei antes de nos aproximarmos da porta e desci a rua indolente e descontraidamente. Vi parar o cabriolé. O cocheiro saltou e vi-o abrir a porta e ficar à espera.

<< Página Anterior

pág. 44 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Estudo em Escarlate
Páginas: 127
Página atual: 44

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes 1
2 - A Ciência da Dedução 10
3 - O Mistério de Lauriston Gardens 21
4 - O que John Rance Tinha para Contar 32
5 - O Nosso Anúncio Traz um Visitante 39
6 - Tobias Gregson Mostra o que Sabe Fazer 46
7 - Luz na Escuridão 55
Segunda Parte: 1 - Na Imensa Planície de Alcali 65
2 - A Flor de Utá 76
3 - John Ferrier Fala com o Profeta 84
4 - Uma Fuga para Salvar a Própria Vida 90
5 - Os Anjos Vingadores 100
6 - Uma Continuação das Memórias do Dr. John Watson 110
7 - A Conclusão 122