- Claro - disse com uma entoação sarcástica -, o Professor Summerlee compreenderá que quando falo de um pterodáctilo estou a referir-me a uma cegonha. Apenas sucede que se trata de uma cegonha que não tem penas, que tem uma pele que parece couro, com asas membranosas e dentes nas maxilas.
Riu com a boca aberta, piscou o olho e pôs-se a cumprimentar o colega até este se afastar.
De manhã, após um pequeno-almoço frugal de café e de mandioca, porque tínhamos de economizar as provisões, reunimos um conselho de guerra para preparar a ascensão do planalto.
Challenger presidiu à reunião com tanta solenidade como se fosse o Chanceler das Ordens. Imagine este homem sentado numa rocha, o absurdo chapéu de palha empurrado para trás da cabeça, os olhos desdenhosos que nos dominavam a todos ao abrigo das pálpebras pesadas e a sua imensa barba negra a apoiar com uma veemente agitação os argumentos que enunciava acerca da nossa situação presente e do futuro imediato.
Abaixo dele, poderá imaginar-nos aos três; eu próprio, tisnado, jovem, vigoroso; Summerlee, solene, ainda pronto para criticar, camuflado atrás do seu sempiterno cachimbo; Lorde John, delgado como uma lâmina de barba, com o corpo vigilante e ágil apoiado numa espingarda e o seu olhar de águia voltado para o orador. Atrás de nós, o grupo dos dois mestiços e o pequeno grupo de índios.