O Mundo Perdido - Cap. 17: Capítulo 17 Pág. 277 / 286

Acusam-nos de termos truncado essas fotografias?»

(Uma voz grita: "Sim!" Segue-se uma interrupção prolongada. Diversos espectadores são expulsos da sala.)

«...Os negativos estão à disposição dos peritos. Mas que outra prova possuímos? Dadas as condições da nossa partida do planalto, não pudemos, naturalmente, trazer muita bagagem, mas salvámos as colecções de borboletas e de coleópteros do Professor Summerlee, que contêm muitas espécies novas. Então isto não constitui uma prova?

(Várias vozes: "Não!")

«... Quem disse não?»

"O Doutor Illingworth, de pé: -A nossa opinião é que uma tal colecção pode ter sido reunida num sítio qualquer sem ser um planalto pré-histórico (Aplausos.)»

"O Doutor Challenger: - Sem dúvida, senhor, que nos devemos inclinar perante a sua autoridade científica, embora tenha de confessar que o seu nome não me diz grande coisa. Passando, pois, por cima das fotografias e da colecção entomológica, chego à informação variada e precisa que trouxemos acerca de assuntos que até aqui nunca tinham sido elucidados. Por exemplo, acerca dos hábitos domésticos do pterodáctilo...»

Uma voz: "É peta!" (Grande balbúrdia.)

,,- ... Repito: acerca dos hábitos domésticos do pterodáctilo achamo-nos em condições de projectar uma nova luz. Posso mostrar-lhes uma imagem deste animal tomada do vivo que é de natureza a convencê-los...»

«O Doutor Illingworth: - Nenhuma imagem nos convencerá seja do que for!»

"O Professor Challenger: -Desejaria ver o próprio original.» "

«O Doutor Illingworth: -Sem margem para dúvidas.»

«O Professor Challenger: -Aceitá-lo-ia como prova?»





Os capítulos deste livro