Inferno - Cap. 31: Capítulo 31 Pág. 93 / 102

Nunca houve terramoto tão violento que com mais força sacudisse uma torre como Efialtes se agitou subitamente. Então mais do que nunca temi eu a morte, quando razão não havia para mais do que temor, houvesse eu visto as cadeias. Seguimos então mais para diante e acercamo-nos de Anteu, que por cinco braças, sem contar a cabeça, fora da gruta saía.

«Ó tu que no afortunado vale que fez Cipião herdar a glória, quando Aníbal com os seus voltou as costas, fizeste já uma presa de um milhar de ledes e que, se houvesses estado na outra guerra dos teus irmãos, julgam alguns que teriam vencido os filhos da Terra: leva-nos até ao fundo, e que tal não te repugne, onde o Cocito com o gelo se detém. Não nos obrigues a ir aTicio ou a Tifeu. Este pode dar-vos o que aqui se deseja. Inclina-te, pois, e não voltes o rosto. Pode ainda renovar no mundo a tua fama, visto estar vivo e longa vida ainda o esperar, se antes do tempo não o chama a si a Graça.»

Assim disse o meu mestre, e ele estendeu de pronto as mãos e agarrou o meu guia com a pressão forte que Hércules sentira. Virgílio, quando se sentiu preso, disse-me: «Aproxima-te, para que eu te agarre.» Depois fez de tal modo que eu e ele nos tomamos um feixe. Como parece, ao contemplar a Garisenta pelo lado para onde pende, quando uma nuvem por sobre ela passa, que nos vai tombar em cima, assim me pareceu Anteu a mim, que estava atento a vê-lo inclinar-se. Foi um momento tal que bem quisera por outro caminho ter seguido. Porém, pousou-nos com suavidade no fundo que devora Lúcifer e Judas e ali não se deteve muito tempo inclinado, antes se erguendo, qual mastro no navio.





Os capítulos deste livro