Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 12: CAPÍTULO XI
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Página 394
As montanhas ficariam cobertas de neve e gelo e os seus anteriores habitantes alpinos desceriam para as planícies. Quando o frio tivesse atingido o seu máximo, as partes centrais da Europa deveriam estar cobertas por fauna e flora árcticas uniformes, estendendo-se para sul até aos Alpes e Pirenéus, e mesmo até Espanha. As regiões hoje temperadas dos Estados Unidos ficariam também cobertas de plantas e animais árcticos, e estes seriam quase os mesmos que os da Europa; pois os habitantes circumpolares de hoje em dia, que supomos terem em todo o lado viajado para sul, são extraordinariamente uniformes em todo o mundo. Podemos supor que o período glacial chegaria um pouco mais cedo ou mais tarde à América do Norte do que à Europa, pelo que também a migração para sul aí ter-se-ia dado um pouco mais cedo ou mais tarde; mas isto não fará diferença para o resultado final.

À medida que o calor regressasse, as formas árcticas retirar-se-iam para norte, seguidas de perto na sua retirada pelas produções das regiões mais temperadas. E, à medida que a neve derretesse nos sopés das montanhas, as formas árcticas apoderar-se-iam do terreno limpo e degelado, sempre ascendendo cada vez mais, com o aumento do calor, enquanto os seus irmãos prosseguiam a viagem para norte. Portanto, quando o calor tivesse regressado completamente, as mesmas espécies árcticas, que tinham anteriormente vivido em grupos nas mesmas terras baixas do Velho e Novo Mundos, ficariam isoladas em cumeeiras distantes (tendo sido exterminadas em todas as regiões de menor altitude) e nas regiões árcticas de ambos os hemisférios.

Assim, podemos compreender a identidade de muitas plantas em pontos tão imensamente remotos como nas montanhas dos Estados Unidos e da Europa. Podemos,

<< Página Anterior

pág. 394 (Capítulo 12)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Origem das Espécies
Páginas: 524
Página atual: 394

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
INTRODUÇÃO 1
CAPÍTULO I
VARIAÇÃO SOB DOMESTICAÇÃO
7
CAPÍTULO II
VARIAÇÃO EM ESTADO DE NATUREZA
49
CAPÍTULO III
LUTA PELA EXISTÊNCIA
67
CAPÍTULO IV
SELECÇÃO NATURAL
88
CAPÍTULO V
LEIS DA VARIAÇÃO
143
CAPÍTULO VI
DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA TEORIA
184
CAPÍTULO VII
INSTINTO
223
CAPÍTULO VIII HIBRIDISMO 263
CAPÍTULO IX
SOBRE A INPERFEIÇÃO DO REGISTO GEOLÓGICO
302
CAPÍTULO X
SOBRE A SUCESSÃO GEOLÓGICA DOS SERES ORGÂNICOS
336
CAPÍTULO XI
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
372
CAPÍTULO XII
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA (continuação)
411
CAPÍTULO XIII
AFINIDADES MÚTUAS DOS SERES ORGÂNICOS. MORFOLOGIA. EMBRIOLOGIA. ÓRGÂOS RUDIMENTARES.
441
CAPÍTULO XIV
RECAPITULAÇÃO E CONCLUSÃO
491