Gordon recuperara energias suficientes para passar a água gelada pelo rosto e bochechar, a fim de eliminar o mau gosto na boca. Em seguida, o polícia estendeu-lhe uma toalha rasgada para se secar e acompanhou-o de regresso à cela.
- Agora, esteja aí quietinho até chegar o carro celular. E aceite o meu conselho: quando compra... comparecer no tribunal, declare-se culpado e diga que está arrependido do que' fez. Assim, Mr. Croom não lhe aplica uma pena pesada.
- Onde estão O' meu colarinho e a gravata?
- Tirámos-lhos, ontem à noite. Devolvemo-los antes de seguir para o tribunal. Há tempos, um fulano enforcou-se na cela, com a gravata.
Gordon sentou-se na cama e dedicou os minutos imediatos ao' cálculo do número de tijolos de porcelana nas paredes, após o que pousou os cotovelos nos joelhos, com a cabeça entre as mãos. Continuava com dores por todo o corpo e sentia-se fraco, cansado e, sobretudo, enfastiado. Lamentava que a enfadonha necessidade de comparecer perante- o magistrado não pudesse, ser evitada. A perspectiva de ser encerrado num veículo aos solavancos, para atravessar Londres e percorrer passagens estreitas cheias de correntes de ar, a fim de responder a perguntas intermináveis e receber uma admoestação como corolário de uma pena, aborrecia-o indescritivelmente. A única coisa que desejava era que o deixassem sossegado. Por fim, soaram várias vozes no corredor e passos que se aproximavam, até que a divisória da porta foi aberta.
- Tem visitas - anunciou o polícia.
A ideia de visitas não o aborrecia menos. Ergueu os olhos com relutância e avistou Flaxman e Ravelston. Constituía um autêntico mistério como se tinham reunido, porém Gordon não sentia a menor curiosidade a esse respeito. Eles aborreciam-no e ansiava por que se retirassem.
- Olá, compincha! - saudou Flaxman.
- Você, aqui? - estranhou Gordon, com uma espécie de agressividade moderada.
Ravelston apresentava um ar deplorável. Passara quase toda a noite à procura de Gordon, e era a primeira vez que via o interior de uma esquadra de Polícia.
O rosto contraiu-se de repulsa ao avistar a sanita a um canto do exíguo compartimento.