O Mundo Perdido - Cap. 6: Capítulo 6 Pág. 67 / 286

O Professor Challenger respondeu afirmativamente.

Mr. Summerlee exprimiu o desejo de saber como era que o Professor Challenger reivindicava descobertas nessas regiões que foram exploradas por Wallace, Bates e muitos outros, cuja reputação científica estava solidamente estabelecida.

O Professor Challenger respondeu queMr. Summerlee confundira, sem dúvida, o Amazonas com o Tamisa; que o Amazonas era um rio muito mais importante; que Mr. Summerlee poderia estar interessado no facto de que com o Orenoco, que comunica com o Amazonas, se oferecem oitenta mil quilómetros quadrados às pesquisas e que num espaço tão vasto não era surpreendente que alguém tivesse podido descobrir o que escapara a outros.

Com um sorriso ácido, Mr. Summerlee declarou que apreciava plenamente a diferença entre o Tamisa e o Amazonas, diferença que analisou assim: qualquer afirmação relativa ao Tamisa pode ser verificada facilmente, o que não é o caso do Amazonas. Ficaria agradecido ao Professor Challenger se lhe comunicasse a latitude e a longitude da região onde poderiam ser descobertos animais pré-históricos.

O Professor Challenger replicou que possuía boas razões pessoais para. não as divulgar à toa, mas que estaria disposto a revelá-las mediante algumas precauções a uma comissão escolhida na assistência. Mr. Summerlee aceitaria fazer parte dessa comissão e verificar pessoalmente as suas palavras?

- Mr. Summerlee: «Sim, aceito!» (Aclamações demoradas.)





Os capítulos deste livro