- Como são esses livros? - indagou Winston, curioso.
- Oh, droga horrorosa. São chatíssimos. Só têm seis enredos, que são misturados e adaptados. Naturalmente eu só estava nos caleidoscópios. Nunca estive no Esquadrão de Reescritores. Não sou literata, meu caro... nem sirvo para isso.
Winston soube, estarrecido, que todos os trabalhadores da Pornosec eram moças, à exceção do chefe. A teoria era de que os homens, cujos instintos sexuais são menos controláveis que os das mulheres, corriam maior risco de ser contaminados pela imundície que lhes passava pelas mãos.
- Nem gostam de mulheres casadas - acrescentou. - As pequenas são consideradas sempre tão puras! Eu pelo menos não sou.
Tivera o seu primeiro caso amoroso aos dezasseis anos, com um militante de sessenta, que depois se suicidara para fugir à prisão.
- E fez muito bem - comentou Júlia - porque senão haveriam de descobrir meu nome, quando ele confessasse.
Depois daquele houvera muitos outros. Aos seus olhos, a vida era muito simples. Queria divertir-se; "eles", isto é, o Partido, não queriam deixá-la; por isso infringia a lei da melhor maneira possível. Parecia achar igualmente natural que "eles" quisessem proibir os prazeres e que os cidadãos buscassem fugir à prisão. Odiava o Partido, e confessava-o em outras tantas palavras cruas, mas não o criticava em geral. Exceto no que tangia à sua vida particular, não lhe interessava a doutrina partidária.