- Há algo que temos de decidir e já! Devemos respeitar o desejo de anonimato do nosso salvador, ou devemos procurá-lo para lhe agradecer e nos colocarmos ao seu serviço para tudo o que entenda necessário?
Todos se mostraram favoráveis à segunda hipótese, especialmente Ayrton, que falou comovidamente:
- Devemos fazer tudo para o encontrar! A minha dívida para com ele é, talvez, ainda maior do que a vossa. De facto, só ele podia saber da minha desgraçada existência na ilha Tabor, comunicando-lhes que havia lá um miserável a salvar! É, portanto, a ele em primeiro lugar que devo a recuperação da minha dignidade de ser humano!
- Então, está decidido! - rematou Cyrus Smith. - Vamos explorar minuciosamente toda a ilha, e que o nosso amigo entenda a nossa intenção e nos perdoe...
A época do ano era excelente para a expedição projectada.
Decorria o mês de Novembro, correspondente a Maio no hemisfério norte, com dias grandes e tempo primaveril. Só não partiram imediatamente, porque se levantavam alguns problemas de ordem prática. Um dos onagros estava ferido numa perna e eram precisos alguns dias para ele recuperar; é que o engenheiro tencionava levar a carroça com mantimentos e tudo o que fosse necessário para acampar. Por outro lado, os animais do curral estavam há vários dias sem os cuidados de Ayrton... Convinha que este passasse lá dois dias, para deixar tudo em condições. Enquanto isso, Spilett, Pencroff e Harbert iriam patrulhar a margem direita do Mercy e a ponta meridional da ilha, à procura de vestígios dos seis piratas foragidos.