Sob a direcção de Cyrus Smith, New Lincoln prosperou rapidamente. Nab lá estava, sempre dedicado e um cozinheiro cada vez mais excelente; Pencroff, o destemido marinheiro dos "sete mares", tornou-se agricultor empenhado e entusiasta.
Ayrton ficou junto dos amigos, impressionante na capacidade de trabalho, na solidariedade, no espírito de sacrifício...
Harbert prosseguiu os estudos orientado pelo engenheiro e não tardaria a revelar-se uma sumidade no campo das ciências naturais.
Finalmente, Gedeão Spilett, sempre apaixonado pela sua profissão, fundou um novo jornal, o New Lincoln Herald, de tão grande rigor e qualidade que a sua influência se espalhou por todos os Estados Unidos.
Enfim, os nossos amigos eram felizes! Aos serões, reunidos na grande sala do edifício principal da propriedade, recuavam no tempo e conversavam longamente sobre os quatro anos na ilha Lincoln, a bela ilha agora desaparecida, onde tinham vivido intensamente os valores da amizade e da dedicação à causa comum, onde tinham aprendido tantas coisas. E sempre presente em todos eles, com saudade e gratidão, a memória de Dakkar, o príncipe hindu... o nobre e generoso capitão Nemo!
FIM