Sinopse: Madame Bovary é um romance de Gustave Flaubert cuja história se desenrola perto da cidade de Rouen, no norte de França. Charles Bovary, no início do romance um adolescente de bom coração mas sem grande habilidade nem grande ambição, chega a uma nova escola e, a sua timidez e a sua maneira de vestir faz com que seja ridicularizado pelos colegas. Com muito esforço, consegue entrar para uma escola de medicina de 2º grau e torna-se oficial sanitário no serviço de saúde público. A sua mãe escolhe para sua noiva uma desagradável mas supostamente rica viúva. Charles estabelece-se numa pequena vila chamada Tôtes e, numa visita a um cliente com uma perna partida, sente-se imediatamente atraído pela filha, Emma.
Curiosidades: Flaubert foi levado a tribunal, acusado de ofensa à moral e à religião. O Tribunal absolveu Gustave Flaubert mas o mesmo procedimento não foi adoptado pelos críticos literários puritanos da época.
Excerto:
«Já não tinha, como dantes, aquelas palavras tão doces que a faziam chorar, nem aquelas carícias veementes que a faziam endoidecer; de tal maneira que o grande amor existente entre ambos, e em que ela vivia mergulhada, lhe pareceu diminuir aos seus pés, como a água de um rio absorvida pelo seu próprio leito, descobrindo o lodo. Emma não quis acreditar; redobrou de ternura; e Rodolphe foi escondendo cada vez menos a sua indiferença.»