A Ilha Misteriosa - Cap. 12: SEGUNDA PARTE: O ABANDONADO - CAPÍTULO I Pág. 68 / 186

Pelo caminho, os colonos foram tecendo conjecturas acerca da recente descoberta. O mais provável é que o caixote pertencesse a um navio naufragado... E ter-se-ia salvo alguém nesse naufrágio? Talvez o dono do caixote... Quem sabe, até, se este incidente não estaria ligado ao grão de chumbo?

- O que temos a fazer é abrir a caixa e fazer o inventário completo do que contém - disse Cyrus Smith. - Depois, há que procurar possíveis sobreviventes desse naufrágio, se é que houve algum. Se encontrarmos alguém, entregamos as coisas; se não encontrarmos...

- Ficamos nós com elas! - atalhou Pencroff.

E assim conversando chegaram à praia da Casa de Granito.

Desembarcaram e puxaram as barricas e o caixote para a areia seca, enquanto Nab subia lá acima a buscar as ferramentas.

Desataram as barricas, muito aproveitáveis, e logo a seguir fizeram saltar as fechaduras do caixote. O interior era forrado com chapa de zinco que, depois de cortada, foi afastada para os lados, revelando aos olhares extasiados dos colonos os mais variados objectos. À medida que as coisas iam sendo tiradas lá de dentro e alinhadas na areia, Pencroff dava "vivas!", Harbert batia palmas e Nab, então, não parava de saltar! Quando o último objecto foi retirado, os colonos tinham razões de sobra para estar contentes. Havia ali de tudo um pouco, armas, roupas, instrumentos... e até livros! Segue-se a lista completa, anotada por Gedeão Spilett no seu caderninho:

Ferramentas:

3 navalhas

2 machados de cortar lenha

2 machados de carpinteiro

3 plainas

2 enxós

1 enxó de dois gumes

6 tenazes

2 limas

3 martelos

3 verrumas

2 brocas

10 sacos de pregos e parafusos

3 serras de diferentes tamanhos

2 caixas de agulhas Armas:





Os capítulos deste livro