Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: CAPÍTULO IV
SELECÇÃO NATURAL

Página 129
Além disso, estas duas variedades, sendo apenas formas ligeiramente modificadas, tenderão a herdar as vantagens que tornaram a sua antecessora comum A mais numerosa do que a maior parte dos outros habitantes da mesma região; partilharão igualmente aquelas vantagens mais gerais que tornaram o género a que a espécie antecessora pertencia um género vasto na sua própria região. E sabemos que estas circunstâncias são favoráveis à produção de novas variedades.

Se, portanto, estas duas variedades forem variáveis, a mais divergente das suas variações será em geral preservada nas próximas mil gerações. E, após este intervalo, a variedade a1, segundo o diagrama, supostamente produziu a variedade a2, que, devido ao princípio da divergência, diferirá mais de A do que a variedade a1, A variedade m1 supostamente produziu duas variedades, ou seja, m2 e s2, que diferem entre si e, mais significativamente, da sua antecessora comum A. Podemos continuar o processo, por etapas similares, para qualquer período de tempo; algumas das variedades, após cada mil gerações, produzindo uma variedade apenas, mas numa condição cada vez mais modificada, outras produzindo duas ou três variedades, e outras ainda incapazes de produzir quaisquer variedades. Assim, as variedades ou descendentes modificados, procedendo da antecessora comum A, continuarão em geral a aumentar numericamente e a divergir em carácter. No diagrama, o processo é representado até à décima milésima geração e, sob uma forma condensada e simplificada, até à décima quarta milésima geração.

Aqui tenho de advertir o leitor de que não creio que o processo decorra de uma maneira tão regular como o diagrama representa, embora em si tornado algo irregular.

<< Página Anterior

pág. 129 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Origem das Espécies
Páginas: 524
Página atual: 129

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
INTRODUÇÃO 1
CAPÍTULO I
VARIAÇÃO SOB DOMESTICAÇÃO
7
CAPÍTULO II
VARIAÇÃO EM ESTADO DE NATUREZA
49
CAPÍTULO III
LUTA PELA EXISTÊNCIA
67
CAPÍTULO IV
SELECÇÃO NATURAL
88
CAPÍTULO V
LEIS DA VARIAÇÃO
143
CAPÍTULO VI
DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA TEORIA
184
CAPÍTULO VII
INSTINTO
223
CAPÍTULO VIII HIBRIDISMO 263
CAPÍTULO IX
SOBRE A INPERFEIÇÃO DO REGISTO GEOLÓGICO
302
CAPÍTULO X
SOBRE A SUCESSÃO GEOLÓGICA DOS SERES ORGÂNICOS
336
CAPÍTULO XI
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
372
CAPÍTULO XII
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA (continuação)
411
CAPÍTULO XIII
AFINIDADES MÚTUAS DOS SERES ORGÂNICOS. MORFOLOGIA. EMBRIOLOGIA. ÓRGÂOS RUDIMENTARES.
441
CAPÍTULO XIV
RECAPITULAÇÃO E CONCLUSÃO
491