Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 6: CAPÍTULO V
LEIS DA VARIAÇÃO

Página 177
Blyth e outros; e o Coronel Poole informa-me de que os potros desta espécie são normalmente listrados nas pernas e levemente no ombro. O quaga, embora tenha o corpo tão nitidamente listrado como uma zebra, não tem riscas nas pernas; mas o Dr. Gray representou um espécime com riscas semelhantes às da zebra, muito distintas, nos jarretes.

A propósito do cavalo, recolhi em Inglaterra exemplos da listra dorsal em exemplares das linhagens mais distintas, de todas as cores; as riscas transversais nas pernas não são raras no castanho-cinza e no cinzento-rato, e observei-as uma vez num alazão: pode-se ver por vezes uma indistinta listra umeral nos castanho-cinza e vi vestígios dela num cavalo baio. O meu filho examinou cuidadosamente e fez um esboço para mim de um cavalo de tiro belga castanho-cinza, com uma listra dupla em cada ombro e listras nas pernas; e um homem em quem tenho uma confiança sem reservas examinou para mim um pequeno pónei castanho-cinza galês com três listras paralelas curtas em cada ombro.

No Noroeste da Índia, a linhagem de cavalos Kattywar é tão comummente listrada que, segundo me informa o Coronel Poole, que examinou a linhagem para o governo indiano, um cavalo sem listras não é considerado um puro-sangue. O dorso é sempre listrado; as pernas são em geral riscadas; e a listra umeral, que por vezes é dupla e por vezes tripla, é comum; além disso, o lado do rosto é por vezes listrado. As listras são mais visíveis no potro; e por vezes desaparecem completamente nos cavalos velhos. O Coronel Poole viu nascer cavalos Kattywar cinzentos e baios. Tenho também razão para suspeitar, pela informação que me foi dada pelo Sr. W. W. Edwards, de que no cavalo de corrida inglês a listra dorsal é muito mais comum no potro do que no animal adulto.

<< Página Anterior

pág. 177 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Origem das Espécies
Páginas: 524
Página atual: 177

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
INTRODUÇÃO 1
CAPÍTULO I
VARIAÇÃO SOB DOMESTICAÇÃO
7
CAPÍTULO II
VARIAÇÃO EM ESTADO DE NATUREZA
49
CAPÍTULO III
LUTA PELA EXISTÊNCIA
67
CAPÍTULO IV
SELECÇÃO NATURAL
88
CAPÍTULO V
LEIS DA VARIAÇÃO
143
CAPÍTULO VI
DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA TEORIA
184
CAPÍTULO VII
INSTINTO
223
CAPÍTULO VIII HIBRIDISMO 263
CAPÍTULO IX
SOBRE A INPERFEIÇÃO DO REGISTO GEOLÓGICO
302
CAPÍTULO X
SOBRE A SUCESSÃO GEOLÓGICA DOS SERES ORGÂNICOS
336
CAPÍTULO XI
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
372
CAPÍTULO XII
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA (continuação)
411
CAPÍTULO XIII
AFINIDADES MÚTUAS DOS SERES ORGÂNICOS. MORFOLOGIA. EMBRIOLOGIA. ÓRGÂOS RUDIMENTARES.
441
CAPÍTULO XIV
RECAPITULAÇÃO E CONCLUSÃO
491