Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 11: CAPÍTULO X
SOBRE A SUCESSÃO GEOLÓGICA DOS SERES ORGÂNICOS

Página 368
Todas estas causas, tomadas conjuntamente, terão tendido a tornar o registo geológico extremamente imperfeito, e explicarão em grande medida porque não encontramos intermináveis variedades, conectando todas as formas de vida extintas e existentes por meio das gradações mais subtis.

Quem rejeita estas perspectivas sobre a natureza do registo geológico rejeitará com razão toda a minha teoria. Pois pode em vão perguntar onde estão os inúmeros elos transicionais que têm outrora de ter conectado as espécies intimamente próximas ou representativas, encontradas nos diversos estágios da mesma grande formação. Pode descrer dos enormes intervalos de tempos decorridos entre as nossas formações consecutivas; pode ignorar quão importante é o papel que a migração tem de ter desempenhado, quando se considera às formações de qualquer grande região, como as da Europa; pode insistir no aparecimento visível, impressão frequentemente falsa, de grupos inteiros de espécies. Pode perguntar onde estão os vestígios dos organismos infinitamente numerosos que têm de ter existido muito antes da deposição da primeira camada do sistema siluriano ter sido depositada: posso responder a esta última questão apenas hipoteticamente, dizendo que, tanto quanto sabemos, onde hoje se estendem os nossos oceanos, aí eles se estenderam durante um enorme período, e onde hoje se encontram os nossos oscilantes continentes, aí eles permaneceram desde a época siluriana; mas que, muito antes desse período, o mundo pode ter tido um aspecto completamente diferente; e que os antigos continentes, formados a partir de formações mais antigas do que quaisquer outras que conheçamos, podem hoje encontrar-se numa condição metamorfoseada ou podem jazer enterrados sob o oceano.

À parte estas dificuldades, todos os outros principais factos da paleontologia parecem-me simplesmente decorrer da teoria da descendência com modificação através da selecção natural.

<< Página Anterior

pág. 368 (Capítulo 11)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Origem das Espécies
Páginas: 524
Página atual: 368

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
INTRODUÇÃO 1
CAPÍTULO I
VARIAÇÃO SOB DOMESTICAÇÃO
7
CAPÍTULO II
VARIAÇÃO EM ESTADO DE NATUREZA
49
CAPÍTULO III
LUTA PELA EXISTÊNCIA
67
CAPÍTULO IV
SELECÇÃO NATURAL
88
CAPÍTULO V
LEIS DA VARIAÇÃO
143
CAPÍTULO VI
DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA TEORIA
184
CAPÍTULO VII
INSTINTO
223
CAPÍTULO VIII HIBRIDISMO 263
CAPÍTULO IX
SOBRE A INPERFEIÇÃO DO REGISTO GEOLÓGICO
302
CAPÍTULO X
SOBRE A SUCESSÃO GEOLÓGICA DOS SERES ORGÂNICOS
336
CAPÍTULO XI
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
372
CAPÍTULO XII
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA (continuação)
411
CAPÍTULO XIII
AFINIDADES MÚTUAS DOS SERES ORGÂNICOS. MORFOLOGIA. EMBRIOLOGIA. ÓRGÂOS RUDIMENTARES.
441
CAPÍTULO XIV
RECAPITULAÇÃO E CONCLUSÃO
491