Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 12: CAPÍTULO XI
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Página 403
Algumas destas formas australianas, segundo me diz o Dr. Hooker, distribuem-se pelos cumes da península de Malaca, e ligeiramente disseminadas, por um lado na Índia e por outro tão a norte quanto o Japão.

Nas montanhas meridionais da Austrália, o Dr. F. Müller descobriu diversas espécies europeias; outras espécies, não introduzidas pelo homem, ocorrem nas planícies; e poder-se-ia dar uma longa lista, como me informa o Dr. Hooker, de géneros europeus encontrados na Austrália, mas não nas regiões tórridas intermédias. Na admirável «Introdução à Flora da Nova Zelândia», da autoria do Dr. Hooker, apresenta-se factos análogos e impressionantes a respeito das plantas daquela grande ilha. Vemos portanto que, em todo o mundo, as plantas que crescem nas montanhas mais elevadas e nas planícies temperadas dos hemisférios norte e sul são por vezes exactamente idênticas; mas são com muito maior frequência especificamente distintas, embora estejam relacionadas entre si de uma maneira particularmente impressionante.

Este breve resumo aplica-se apenas às plantas: poder-se-ia apresentar alguns factos estritamente análogos acerca da distribuição de animais terrestres. Nas produções marinhas ocorrem casos similares; por exemplo, posso citar uma observação feita por uma ilustríssima autoridade, o Prof. Dana, de que «é certamente um facto maravilhoso haver maior semelhança entre os crustáceos da Nova Zelândia e os do Reino Unido, seu antípoda, do que entre os primeiros e os de qualquer outra parte do mundo». Também Sir J. Richardson fala do reaparecimento nas costas da Nova Zelândia, Tasmânia, etc., de formas setentrionais de peixe. O Dr. Hooker informa-me de que 25 espécies de algas são comuns à Nova Zelândia e à Europa, mas não foram descobertas nos mares tropicais intermédios.

<< Página Anterior

pág. 403 (Capítulo 12)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Origem das Espécies
Páginas: 524
Página atual: 403

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
INTRODUÇÃO 1
CAPÍTULO I
VARIAÇÃO SOB DOMESTICAÇÃO
7
CAPÍTULO II
VARIAÇÃO EM ESTADO DE NATUREZA
49
CAPÍTULO III
LUTA PELA EXISTÊNCIA
67
CAPÍTULO IV
SELECÇÃO NATURAL
88
CAPÍTULO V
LEIS DA VARIAÇÃO
143
CAPÍTULO VI
DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA TEORIA
184
CAPÍTULO VII
INSTINTO
223
CAPÍTULO VIII HIBRIDISMO 263
CAPÍTULO IX
SOBRE A INPERFEIÇÃO DO REGISTO GEOLÓGICO
302
CAPÍTULO X
SOBRE A SUCESSÃO GEOLÓGICA DOS SERES ORGÂNICOS
336
CAPÍTULO XI
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
372
CAPÍTULO XII
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA (continuação)
411
CAPÍTULO XIII
AFINIDADES MÚTUAS DOS SERES ORGÂNICOS. MORFOLOGIA. EMBRIOLOGIA. ÓRGÂOS RUDIMENTARES.
441
CAPÍTULO XIV
RECAPITULAÇÃO E CONCLUSÃO
491